Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

1000 DIAS DE VIDA DO BEBÊ: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?

Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade. Considerado um “intervalo de ouro”, este período pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.

Em um curto período de 36 meses, as crianças desenvolvem suas habilidades de pensar e falar, aprender e raciocinar e lançam os alicerces para seus valores e comportamentos sociais quando adultos. Nessa fase, prevenir doenças, estimular o sistema neurológico e monitorar o sistema imunológico pode garantir uma boa saúde na vida adulta.

Planejamento ainda na gestação

Ao planejar uma gravidez, a mulher deve fazer uma série de mudanças em seu estilo de vida, abandonando hábitos nocivos e adotando uma alimentação balanceada, assim como a prática de atividades físicas.

Outra medida importante é a suplementação de nutrientes que estejam em falta no organismo da futura mamãe. Manter a carteira de vacinação em dia é outra atitude que não pode faltar na lista. 

Para o bebê, os cuidados começam logo após o nascimento. Aleitamento materno, acompanhamento pediátrico e a realização de exames contribuem para o crescimento e desenvolvimento infantil. Uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais irão estimular  a saúde e o potencial máximo do adulto.

Programa Mil Dias: os primeiros 1000 dias de vida do bebê em boas mãos

Aqui no Instituto Nascer, entendemos a importância crucial que os dois primeiros anos de vida do bebê podem ter em sua formação, tanto fisiológica, quanto emocional. Por isso, desenvolvemos o Programa Mil Dias, um acompanhamento que contempla o parto, pós-parto e os primeiros anos de vida do novo bebê.

No Programa Mil Dias são contempladas consultas com diversos especialistas, além de oficinas e consultorias para um cuidado único para toda a família. Saiba mais sobre o Programa Mil Dias e comece hoje mesmo preparar o futuro do seu bebê!

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.