Logotipo Instituto Nascer

Blog

4 LIVROS PARA LER ENQUANTO ESPERA A CHEGADA DO SEU BEBÊ

4 LIVROS PARA LER ENQUANTO ESPERA A CHEGADA DO SEU BEBÊ

A gravidez traz muitas perguntas e inseguranças, principalmente se for mãe de primeira viagem. São nove meses de espera para um dos momentos mais especiais da vida e, por isso, é muito importante se preparar para a nova rotina. E uma das melhores formas de compreender a maternidade é por meio da leitura.

Os livros são um excelente auxílio nos meses que antecedem o parto, com esclarecimento de dúvidas. Além disso, a leitura é um momento íntimo e especial da mãe com o bebê. Veja a seguir uma lista com 4 sugestões de livros sobre maternidade e gestação. Boa leitura!

1- O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO

O livro de Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway é um clássico para quem está gestando. Ele foi publicado pela primeira vez em 1984 e se tornou um verdadeiro best-seller entre as mamães, virando até filme! O interessante desse livro é que ele traz, mês  a mês, tudo o que acontece com a gestante. Por isso, a dica é ir seguindo os capítulos à medida que a gravidez avança. A obra também aborda assuntos importantes para a futura mamãe, como alimentação, as fases do trabalho de parto e os primeiros cuidados com o pequeno.

2- QUANDO O CORPO CONSENTE

Das autoras Thérèse Bertherat, Marie Bertherat e Paule Brung, uma jornalista, sua filha grávida e um experiente parteira, o livro é muito interessante para as gestantes que desejam um parto natural. As autoras contam o que acontece no corpo da gestante, buscando despertar a mulher para essas sensações. Além disso, há sugestões de movimentos que preparam o corpo para o parto.

3- DIÁRIO DE UM GRÁVIDO

O livro é do publicitário Renato Kaufmann e mostra a gravidez do ponto de vista masculino. É uma ótima leitura para os futuros papais que querem entender o que se passa durante a gestação. Mas o livro também é indicado para a futura mamãe. Assim, ela poderá compreender melhor como o companheiro está se sentindo durante os nove meses de espera.

4- A MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA

Laura Gutman é psicoterapeuta e autora deste livro. É uma obra escrita especialmente para as mulheres. O livro é especialmente focado no puerpério, também chamado de pós-parto e aborda os múltiplos sentimentos, sensações e desafios que a mãe vivencia após a chegada do filho.

Aproveite as dicas e tenha uma leitura bastante prazerosa! E lembre-se, sempre converse com o seu médico sobre todas as dúvidas, medos e expectativas.
Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.