Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

ACOMPANHAMENTO COM PEDIATRA É CRUCIAL NA VIDA DA CRIANÇA

ACOMPANHAMENTO COM PEDIATRA É CRUCIAL NA VIDA DA CRIANÇA

Os pais sempre buscam o melhor para os seus filhos, e os cuidados com a saúde estão entre as principais preocupações de quem tem criança em casa. Você sabia que, desde os primeiros dias de vida, até os 16 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o acompanhamento regular com o pediatra? O atendimento com o profissional especialista é fundamental durante a infância.

Desde vacinas e exames médicos de rotina, até orientação sobre alimentação saudável, é de extrema importância que os pais estejam atentos ao acompanhamento infantil, e valorizem o vínculo criado entre os pais e o pediatra. O especialista se torna um companheiro primordial durante toda a infância. Nesta relação, basear-se em valores como o respeito, a confiança e transparência é fundamental na dedicação de cuidar do bem mais precioso: a saúde.

É importante destacar que, nos primeiros dias de vida, o acompanhamento infantil é feito ainda na maternidade, ou seja, por meio da realização de exames básicos, como testes de sensibilidade auditiva e o teste do pezinho, assim como a aplicação das primeiras vacinas. A figura do pediatra se insere já no acompanhamento do peso e tamanho da criança.

Além disso, baseado no histórico de saúde do bebê, o profissional passa as instruções básicas para os primeiros cuidados em casa. Mais do que um médico, o pediatra é um parceiro no desenvolvimento da criança desde o pré-natal, até a transição para a adolescência.

CONSULTA PEDIÁTRICA NO PRÉ-NATAL

Engana-se quem pensa que a consulta ao pediatra acontece somente após o nascimento do bebê. Muito antes disso, já no pré-natal, a consulta com o pediatra oferece um momento de preparação dos pais para o nascimento e para os cuidados que o bebê irá precisar, com esclarecimento de dúvidas e orientação sobre aleitamento materno. É uma oportunidade preciosa para aprender e assimilar tudo o que envolve este momento tão importante.

CONSULTA PEDIÁTRICA APÓS O NASCIMENTO

 A orientação pediátrica é importante para cuidar da saúde em todos os seus aspectos: alimentação, comportamento, doenças e, sobretudo, prevenção. Por isso, as consultas servem para identificar e tratar qualquer alteração desde cedo. Este tratamento vai desde o marco 0 aos 16 anos de idade. Sabendo disso, o Instituto Nascer oferece um atendimento pediátrico especial. Consultas sem pressa e agendamento rápido.

LEVAR AO PRONTO-SOCORRO OU MARCAR UMA CONSULTA COM O PEDIATRA?

Muitos pais optam por levar os filhos ao pronto-socorro, em vez de entrar em contato com o pediatra e, se necessário, agendar uma consulta. Mas nem sempre essa é a melhor opção. Além do tempo de espera que geralmente é longo, ir à emergência significa expor as crianças a um ambiente contaminado, aumentando o risco de piorar o quadro.

Por tudo isso, o ideal é sempre procurar primeiro o pediatra que acompanha a criança. Muitas vezes é possível orientar os pais por telefone e, se for o caso, uma consulta é agendada para o dia seguinte.Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.