Arquivo da Categoria: Gravidez

site

E se, com nove meses, a minha bolsa romper?

Em cerca de uma em cada doze (1/12) gestações, a bolsa de águas que circunda o bebê se rompe antes do início do trabalho de parto, mais comumente após a 37ª semana.  Em gestações a termo ( > 37 semanas), o que acontece depois que a bolsa das águas se rompe? A grande maioria das mulheres entram em trabalho de parto espontaneamente: Com 24 horas, 70% entram em trabalho de parto Com 48 horas, 85% entram em trabalho de parto Com 96 horas, 95% entram em trabalho de parto Quais são os riscos caso minha bolsa se rompa antes do início do trabalho de parto? Os riscos imediatos (na hora que a bolsa se rompe) são pequenos e raros:  Prolapso Leia mais…

image(20)

Consulta Pré-natal com Pediatra

Consulta Pré-natal com Pediatra A assistência à saúde da criança deve se iniciar antes de seu nascimento. Vários estudos têm demonstrado que as consultas de acompanhamento pediátrico, nos períodos pré e perinatal, conseguem reduzir a morbimortalidade materna e do recém-nato. A consulta pediátrica no pré-natal proporciona à família um vínculo com o pediatra já antes do nascimento da criança. Inúmeros são os objetivos que devem ser atingidos com esta consulta. Dentre eles pode-se destacar. – Estabelecer a relação entre o médico e os pais antes do nascimento da criança A consulta pré-natal possibilita a formação de um vínculo entre o pediatra e a família, contribuindo para as futuras visitas de supervisão de saúde. Prepara os pais para o cuidado do Leia mais…

Medicina Baseada em Evidências

    Instituto Nascer e a Medicina Baseada em Evidências Científicas       Quesia Villamil e Hemmerson Magioni, Médicos Obstetras do Instituto Nascer     Desde os primórdios, a medicina é uma ciência construída sobre o alicerce do cuidado, da atenção e da doação humanitária. Antes de existirem estudos científicos e extensas pesquisas nas áreas de microbiologia, farmacologia e psicologia, já existia o cuidado médico.   O tempo passou, a sociedade cresceu e todas as ciências mudaram de perspectiva. Mudou-se a maneira de construir prédios, de escrever livros. Mudou a política, mudou o ensino, mudaram os valores.   E a medicina? Se transformou ao longo da evolução da humanidade?   A medicina também mudou. Mudou muito. A construção do saber Leia mais…

yoga-for-pregnant

Ioga na Gestação

O Ioga nasceu na India há cinco mil anos. Foi  criado a partir da observação da natureza, dos animais e dos objetos do dia a dia. As posturas ganham nomes como por exemplo…  serpente,  gafanhoto,  peixe,  árvore, palmeira, cisne … Ioga é uma filosofia baseada em técnica. Pode estar amparado em uma filosofia Vedanta, mais devocional, ou Samkhya, naturalista.  É  importante criar um ambiente favorável no interior da gestante, um ninho tranqüilo para o bebê que se prepara para chegar ao mundo. O nenê também faz ioga e se beneficia da prática da mãe, que realiza alongamentos para frente, para os lados, torções … A gestante é preparada através de alongamentos, respirações, relaxamento profundo  e meditações. Utiliza também  visualizações criativas e Leia mais…

image(9)

Como sobreviver às náuseas e vômitos da Gestação?

Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas. Evite comer muito ou ficar com o estômago vazio. Mantenha-se hidratada. Beba muito líquido. Evite qualquer alimento que cause náuseas. Opte por carboidratos complexos (grãos) no lugar de refinados (pães e arroz). Evite alimentos gorduro-sos e muito temperados. Evite álcool, cigarro e diminua o café. Chá de gengibre com mel e balas de gengibre ajudam. Sucos doces e refrigerantes podem ser boa opção. Acumpressura tem bons resultados para náuseas e vômitos resistentes.

pregnant-exercise_2712834k

Exercícios na Gravidez

  A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto  e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombo dorsais. Sem dúvida, um bom programa de exercícios pode ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas. Os exercícios também melhoram a circulação Leia mais…