Arquivo da Categoria: Sem Categoria

Melhorar o sono na gravidez

Insônia na gravidez: dicas para tratamento natural

Toda mulher grávida tem alguma alteração no sono: umas mais, outras menos. Se você é daquelas que sofre toda noite, leia nossas dicas e tenha um sono tranquilo! Afinal, você precisa estar descansada para quando o bebê chegar!

Poliana Maia

Poliana Maia – Parto natural na Água

E foi assim, com medo dos pequenos detalhes daquele dia perfeito esvanecer-se no tempo, resolvi escrever meu relato de parto… o parto da Gabriela, o meu parto. Dia 14 de junho de 2016, tirei um cochilo depois do almoço em casa, até esta data eu estava fazendo home office, e no meio do cochilo acordo assustada com uma fincada na barriga. Não sabia se tinha sido um sonho ou se foi real, mas não dei muita importância. Mais a noite, minha amiga Geruza me chama para comemorar o seu aniversário, eu com 40 semanas e 3 dias de gestação fui né, falou que é festa é comigo mesmo. Lá, comi aquele caldo de mandioca com carne desfiada. Cheguei em casa Leia mais…

Ginecologista examinando gestante

Dia do Ginecologista e Obstetra

Hoje é um dia especial. Desde 1959 a Federação Brasileira de Ginecologista e Obstetras escolheu o dia 30 de outubro para homenagear os médicos que escolheram se especializar no cuidado de mulheres. O ginecologista é o médico da mulher. Mas nem sempre ele é apenas médico. Por desenvolver uma relação de confiança e intimidade com seu ginecologista, muitas vezes ele se torna amigo, psicólogo, conselheiro, pediatra, médico da família, quando não “doulo”, enfermeiro, e tantas outras funções. A mulher que encontra um ginecologista de confiança encontra uma pérola. Ela se sente segura, confortável nas consultas. Poder despir-se não só apenas de roupas, mas ter confiança para poder despir-se dos medos e expor suas intimidades e abrir seu coração é essencial Leia mais…

Flávia Ribeiro

Dra. Flavia Ribeiro

“Flávia Ribeiro é natural de Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais. Desde a infância, observando a dedicação de sua mãe no trabalho, decidiu que seria uma mulher ativa, à frente do seu tempo. Prometeu e cumpriu. Ainda adolescente, Flavia se mudou para Belo Horizonte, deixando para trás a família em busca de um sonho: ingressar na faculdade de medicina. Ela passou no vestibular e entrou na Universidade Federal de Minas Gerais, onde recebeu instruções de renomados professores da cadeira médica. Durante o curso, Flávia teve contato com as mais diversas especialidades médicas, mas, na hora de decidir sobre sua especialização, não titubeou: Ginecologia e Obstetrícia. Flávia relata que a escolha da especialidade também foi um reflexo da sua visão Leia mais…

fertility preservation

Avaliação da Fertilidade

Quanto tempo você ainda pode esperar para ter um bebê? A Avaliação da Fertilidade consiste em uma consulta com a especialista em reprodução humana Dra. Flávia Ribeiro.  Durante esta consulta a Dra. Flávia avalia a história reprodutiva da mulher,  verifica se existem  doenças atuais ou prévias que podem alterar a capacidade reprodutiva ou se na família há histórico positivo que possa afetar as chances de gravidez. Durante a consulta é realizado um exame clínico e ginecológico completo e é realizada avaliação ultrassonográfica do útero e dos ovários, com contagem de folículos antrais, uma avaliação validada internacionalmente para predição da reserva ovariana e capacidade de gravidez espontânea. Observações importantes:  (1) A Avaliação da Fertilidade deve ser agendada após 3 meses sem uso de qualquer Leia mais…

GraQA-0102 (Large)

Hoje eu nasci… …e ela sofreu violência no parto.

Eu celebro um novo tempo. Eu celebro um tempo em que não existirá mais violência obstétrica. Eu não precisei viver isto, mãe. Eu não pari em litotomia. Eu tive métodos não farmacológicos de alívio para a dor, eu tive doula, eu tive enfermeira obstétrica, eu não precisei ir para o ambiente gélido de um bloco cirúrgico, eu não tive episiotomia. Ninguém me mandou parar de gritar, mãe, ninguém me chamou de mole e dengosinha; alás, ninguém disse nada desnecessário. Apenas respeitaram o meu momento, a minha dor. Meus bebês não foram separados de mim, mãe, em momento algum. Eles não foram para um berçário. Eles mamaram assim que saíram de dentro de mim, naturalmente. E continuaram mamaram nos próximos dias e meses, naturalmente.

Episiotomy

Episiotomia: Cortar pra quê?

A episiotomia — corte no períneo da mulher no momento do nascimento do bebê — é um procedimento desnecessário para a maioria das mulheres. Entretanto, constitui uma prática muito comum no Brasil. Hoje a literatura médica mundial recomenda que a episiotomia — corte no períneo no momento do nascimento do bebê — deve ser realizado apenas em situações raras, emergenciais, assim como a cesariana. Durante a gestação, exercícios de fisioterapia preparam o períneo feminino para o período expulsivo (momento do nascimento), e devem ser realizados com auxílio de profissional e também em casa. O preparo irá auxiliar a mulher a controlar a expulsão do bebê e diminuir as lacerações do períneo com o nascimento.

vbac

VBAC – Vaginal Birth After Cesarean

A vivência do parto normal é uma vivência única para a mulher. É uma experiência inédita, introcável, incomparável, impagável, insubstituível. É claro que, de forma alguma, uma mulher que não passou pela experiência do trabalho de parto é “menos mãe” do que aquela que passou e teve seu filho de parto normal. Jamais. Entretanto, é legítimo o desejo de viver, de maneira plena, a experiência do parto normal.
Para a mulher e para o bebê, é muito mais saudável que o parto aconteça naturalmente, com intervenções médicas apenas que se façam necessárias. No dia e hora que o bebê escolher, para que o amadurecimento neurológico e pulmonar final aconteça da melhor forma possível para ele.

diadasmaes

Feliz dia das mães!

Ah, ESTA TAL MATERNIDADE… Ah, esta tal maternidade… Que nos balança em sonhos durante tantos anos antes dos tais nove meses, e nos enche de temores e negações; que chega invadindo nosso corpo, nosso útero e nossas emoções; que se torna realidade num dia mágico de encontro com nós mesmas, com um pedaço de nós, com um pedaço do homem que amamos, com aquele que finalmente chamamos de filho. Ah, esta tal maternidade… Que nos desafia desde o primeiro dia, que nos questiona, que nos amedronta; que nos enfraquece e nos fortalece, que nos maquia e borra nossa maquiagem, que nos constrói e nos desconstrói, que nos cansa e nos enche de vigor. Ah, esta tal maternidade… Que nos fez Leia mais…