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Ioga na Gestação

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O Ioga nasceu na India há cinco mil anos. Foi  criado a partir da observação da natureza, dos animais e dos objetos do dia a dia. As posturas ganham nomes como por exemplo…  serpente,  gafanhoto,  peixe,  árvore, palmeira, cisne … Ioga é uma filosofia baseada em técnica. Pode estar amparado em uma filosofia Vedanta, mais devocional, ou Samkhya, naturalista. 

É  importante criar um ambiente favorável no interior da gestante, um ninho tranqüilo para o bebê que se prepara para chegar ao mundo.

O nenê também faz ioga e se beneficia da prática da mãe, que realiza alongamentos para frente, para os lados, torções … A gestante é preparada através de alongamentos, respirações, relaxamento profundo  e meditações. Utiliza também  visualizações criativas e programações mentais. Sua mente vagueia por jardins, cores, pelo próprio parto, imaginando-o  nos mínimos detalhes, planejando, conversando com o nenê, combinando com ele o melhor desenlace. O mesmo faz com seu corpo, emite ordens e acostuma a se auto-relaxar. A respiração coordenada durante toda a prática ajuda e leva a um relaxamento profundo.   O Ioga é um gostoso espreguiçar, é dar uma parada na correria para se mover lentamente, conscientemente, prazeirosamente. Ioga é alongamento, sincronizado com a respiração. Ao invés de repetir os exercícios, como na ginástica, trabalha-se a permanência, a consciência do “ásanas”, do corpo.

Na Yoga para gestantes algumas posturas são excluídas e outras mais praticadas, enfatizando movimentos que dão flexibilidade ao quadril e relaxam a pélvis, melhorando a capacidade física e facilitando o trabalho de parto.  O  Ioga ajuda a equilibrar o corpo integralmente, trazendo um grande bem estar para a gestante. Reativa o lado instintivo da mulher, necessário para o momento do parto.  Aumenta a qualidade de contato da mãe com o nenê e até a interação familiar. Quando praticado com o pai, acentua a consciência da mater/paternidade.

O Ioga é um Importantíssimo aliado ao nascimento. Quando adaptado à gestação e ao parto, faz um trabalho generalizado na mulher e no filho. O corpo físico fica mais flexível e as partes mais exigidas pelo parto são trabalhadas com mais vigor.  Os exercícios respiratórios energizam, alimentam, relaxam e favorecem o andamento da gestação e  o parto.  A meditação fortalece o contato da mãe consigo mesma, com seu companheiro e com a criança no seu ventre. Por alguns momentos, ela está totalmente consciente dessa presença e trabalha também com sabedoria por essa vida. Vibrando saúde, harmonia e amor para esse ser humano que está chegando.

Benefícios Comprovados

Os benefícios da Ioga  na gestação são inúmeros. É uma prática milenar capaz de trabalhar com suavidade o ser humano por inteiro, atuando no nível físico, energético, mental-emocional e espiritual. Ajuda a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensa transformação, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento único de contato entre mãe e bebê.

Recentemente foi publicado um estudo mostrando que a prática da yoga na gestação favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros. Outro estudo mostrou que previne a má posição do feto para o nascimento. De fato, a respiração da gestante se amplia, ganha serenidade, as posturas promovem o bem estar geral e a prática traz tranqüilidade. O resultado é um útero mais relaxado, uma placenta mais oxigenada e mãe e bebe mais tranqüilos e desde cedo fortalecendo o vínculo.

Benefícios específicos da Ioga:

  • Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
  • Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê
  • Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto
  • Alívio e prevenção de dores nas costas
  • Recuperação mais rápida no pós-parto
  • Alívio na prisão de ventre
  • Favorecimento da comunicação mãe – bebe
  • Maior equilíbrio nas flutuações de humor
  • Redução da ansiedade

Ioga na Gestação,

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