birthplan

Como escrever seu plano de parto

Esta publicação foi postada em Blog no dia por .

O que é

O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu. Isto inclui escolher onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar.

Nos EUA, onde começou a ser difundido, o plano funciona como uma carta, onde a gestante diz como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto e como deseja que seu bebê seja cuidado após o nascimento.

No entanto, acreditamos que o maior valor do plano de parto é justamente propiciar uma maior reflexão e compreensão sobre o tipo de parto que você prefere. É um exercício que pode ajudá-la a definir aquilo que é importante para você, e com esta informação em mãos, fazer com que esteja mais bem preparada para conversar com o profissional técnico que a acompanha no pré natal. Não se trata, portanto, de uma lista de ordens, mas de um ponto de partida para a conversa.

Porque fazer

Detalhes podem fazer uma grande diferença para o seu parto, tornando-o uma experiência mais intensa e enriquecedora para toda a família.

Nos últimos quarenta anos muitos procedimentos artificiais foram introduzidos, de modo a tirar do nascimento sua naturalidade.  Muitas intervenções não têm respaldo científico para uso rotineiro e são adotadas simplesmente por serem parte de uma tradição médico-hospitalar. Você tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e o do seu bebê, conhecendo os benefícios e prejuízos de cada procedimento realizado na assistência ao seu parto.

Junto com o profissional técnico que a acompanha no pré natal, discuta as possíveis intervenções com base nas evidências científicas.  Análise com cuidado as opções, juntamente com seu parceiro e explique ao profissional o quanto elas são importantes para você(s).


Modelo de Plano de Parto:

“Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao nascimento de nosso bebê, caso tudo transcorra tranquilamente. Sempre que os planos não puderem serem seguidos, desejamos, previamente, sermos comunicados e consultados a respeito das alternativas.

TRABALHO DE PARTO

Presença de um acompanhante de minha livre escolha e doula. Sem perfusão contínua de soro. Liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado. Liberdade para caminhar e mudar de posição. Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro. Monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo. Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário.

PARTO (HORA DO NASCIMENTO)

Prefiro cócoras ou cócoras sustentada, ou ainda, escolher na hora o que meu corpo desejar. Aceito outras sugestões caso as posições acima não funcionem. Prefiro fazer força quando me der vontade, em vez de ser guiada por alguém. Desejo um ambiente especialmente calmo nessa hora. Episiotomia: prefiro não ter, quero que o períneo seja aparado na fase da expulsão, além da aplicação de compressas quentes e massagem com óleo fornecido, de preferência vegetal. Desejo ter o bebê imediatamente colocado em meu colo e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que seja feito enquanto ele está comigo. O pai cortará o cordão umbilical, depois que esse parar de pulsar.

APÓS O PARTO

Aguardar expulsão espontânea da placenta com auxílio da amamentação. O bebê deve ficar comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames. Liberação para o apartamento o quanto antes. Alta o quanto antes.

CUIDADOS COM O BEBÊ

Amamentação sob livre demanda, não oferecer água glicosada ou bicos. Alojamento conjunto o tempo todo. Pediatra faz avaliação no nosso quarto.

CASO A CESÁREA SEJA NECESSÁRIA 

Desejo a presença de um acompanhante de minha livre escolha e a doula. Anestesia: peridural, sem sedação. Desejo ver a hora do nascimento, com o rebaixamento do protetor ou por um espelho. Após o nascimento, o bebê e eu estando bem, desejo que o coloquem sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segurá-lo. Amamentação o quanto antes.

Agradeço a compreensão da equipe envolvida e por participarem desse momento tão importante para a nossa família” .


Veja também:

Como escrever seu plano de parto,

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538