Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

CORONAVÍRUS: QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS DURANTE A GRAVIDEZ?

O primeiro caso de coronavírus (Covid-19) foi confirmado no Brasil no mês de fevereiro. Frente a essa crescente ameaça, as instituições brasileiras de saúde começaram a coletar informações fundamentais sobre as precauções necessárias de acordo com os diferentes grupos populacionais, como as grávidas.

Apesar do baixo número de infectados no Brasil e de não existir motivos para pânico, toda a população deve se precaver, principalmente as pessoas que pertencem ao grupo de risco, como as mulheres em gestação. Durante este período, o organismo feminino pode contrair doenças virais e bacteriológicas com mais facilidade, além de não as combater com a mesma eficiência que em outras situações.

Além disso, mulheres gestantes estão restritas ao uso de determinados remédios e ainda não se sabe com clareza se o tratamento da doença poder prejudicar a mãe ou o bebê.

Por isso, de acordo com as novas orientações do Ministério da Saúde, a melhor medida a ser tomada são as ações que evitam ou reduzem o risco de contaminação.

Continue a leitura e aprenda quais são essas medidas que podem proteger sua saúde e de seu bebê contra a ameaça do coronavírus.

Quais as ações necessárias para evitar o coronavírus durante a gravidez

Após a primeira confirmação de um brasileiro infectado pelo coronavírus, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) divulgou as orientações sobre os cuidados que as gestantes devem tomar, mas, como se trata de uma doença nova para o organismo humano e de recente surgimento, ainda não existe um protocolo assistencial padrão.

Desta forma, como o Covid-19 trata-se de um vírus que age e se prolifera muito, semelhante ao da gripe, devemos seguir as mesmas instruções usadas para se prevenir do H1N1, obviamente levando em consideração as diferenças entre os dois vírus.

Confira agora uma lista rápida do que você pode fazer para que você e seu bebê estejam protegidos:

– Higienização das mãos: lave-as sempre que puder e, se possível, carregue sempre um pequeno frasco de álcool gel;

– Evite o contato das mãos com a boca, nariz ou olhos;

– Evite frequentar lugares com aglomerações;

– Evite o contato com pessoas febris ou que apresentam sintomas de infecção respiratória;

– Evite viajar para locais afetados pela epidemia.

Caso você esteja suspeita de contaminação de qualquer doença, não pense duas vezes, procure o serviço de saúde imediatamente.

Agora você já sabe o que fazer para se proteger contra o novo coronavírus durante o período de gestação. Se quiser aprender mais sobre gravidez, saúde da mãe e do bebê, e outros assuntos relacionados, continue navegando no blog do Instituto Nascer.