Flávia Ribeiro

Dra. Flavia Ribeiro

Esta publicação foi postada em Sem Categoria no dia por .

“Flávia Ribeiro é natural de Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais. Desde a infância, observando a dedicação de sua mãe no trabalho, decidiu que seria uma mulher ativa, à frente do seu tempo.

Prometeu e cumpriu. Ainda adolescente, Flavia se mudou para Belo Horizonte, deixando para trás a família em busca de um sonho: ingressar na faculdade de medicina.

Ela passou no vestibular e entrou na Universidade Federal de Minas Gerais, onde recebeu instruções de renomados professores da cadeira médica. Durante o curso, Flávia teve contato com as mais diversas especialidades médicas, mas, na hora de decidir sobre sua especialização, não titubeou: Ginecologia e Obstetrícia. Flávia relata que a escolha da especialidade também foi um reflexo da sua visão da maternidade: as lembranças da mãe, que ela perdeu ainda na pré-adolescência, sempre foram motivação para que ela trabalhasse em torno do universo feminino.

Durante a faculdade, Flávia percebeu que o tempo que passava estudando ou atendendo ginecologia era percebido como um momento de prazer e, então, entendeu que escolher esta especialidade seria o casamento perfeito para toda a sua vida.

Estudiosa e dedicada, especializou-se também em Reprodução Humana, tendo como objetivo tornar-se apta para ajudar casais a realizar o sonho da maternidade/paternidade. Ela entende esta área como o laço que une a Ginecologia com a Obstetrícia. Sem a Reprodução Humana, alguns casais jamais chegariam a acessar a Obstetrícia.

Após as especializações, Flávia continuou no Hospital das Clínicas da UFMG, no setor de pesquisas, defendeu sua dissertação de mestrado em Saúde da Mulher e ingressou no Doutorado, sempre pensando que a produção do conhecimento médico é essencial para um profissional que deseja se manter atualizado cientificamente.

Hoje, doutora Flávia Ribeiro divide seu tempo entre a vida acadêmica — é professora de Ginecologia na FaSEH, a pesquisa — desenvolvendo seu projeto de doutorado na UFMG e o consultório particular, com atendimento a mulheres no planejamento familiar e reprodução humana.

Quanto não está trabalhando, Flávia vive intensamente sua outra paixão: sua família. Ela é casada e tem dois filhos. A maternidade a completou como ser humano e abriu seu coração para a importância de enxergar a mulher em todo o seu contexto. Engravidar não foi fácil para Flávia: antes de ter seus tão sonhados bebês, passou por perdas gestacionais, que ela entendeu como mais um evento motivador para que se tornasse a profissional que se tornou hoje: humanizada e focada na assistência integral à mulher.

Flávia atende no Instituto Nascer, uma clínica comprometida com a assistência médica qualificada baseada em evidências científicas. Quando um casal deseja engravidar, ela acompanha desde o planejamento concepcional, com realização do check-up pré gestacional, detectando possíveis alterações que podem dificultar ou retardar a concepção e dando orientação de hábitos de vida saudáveis para que o bebê venha nas melhores condições possíveis. Caso o casal já apresente sinais e sintomas de distúrbios da fertilidade, ela realiza diagnósticos e tratamentos em reprodução humana, desde os mais simples até os de alta complexidade, como a fertilização in vitro.

Doutora Flavia espera que, num futuro próximo, mais mulheres tenham acesso às modernas técnicas da reprodução humana. Também sonha com o tempo em que a preservação da fertilidade seja factível, principalmente entre as pacientes oncológicas, permitindo que toda mulher que deseje possa realizar o sonho da maternidade, com saúde, no momento apropriado para ela e sua família.”

Escrito pela médica e colega, Dra. Quésia Villamil, Ginecologista e Obstetra

Dra. Flavia Ribeiro,

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538