Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

É possível um parto normal após duas cesarianas? (VBAC-2)

VBAC significa: Vaginal Birth After Cesarean, ou seja, viver a experiência de um Parto Normal após uma ou mais Cesarianas.

A escolha por um VBAC-2 é baseada em muita informação, transparência na discussão dos riscos e benefícios e responsabilidade compartilhada.

A família deve estar acompanhada de uma equipe experiente. Depois de duas cesarianas, o risco de rotura uterina (o útero romper na cicatriz anterior) é de 2%. Embora seja baixo, é mais que o dobro de quando se tem apenas uma cesariana (0,5 a 1%). A rotura uterina é uma complicação grave para mãe e bebê.

Uma terceira cesariana também contempla riscos cirúrgicos maiores. Podemos ter aderências e fibrose, maior chance de lesão de outros órgãos, hemorragia, infecção, dor pélvica crônica, acretismo placentário em gestação futura, dentre outros.

Os benefícios do parto normal para mãe e filho também pesam muito para as mulheres que decidem por essa via de parto. Além do desejo de viver a experiência de parir com respeito, cuidado e sem intervenções desnecessárias.

De mãos dadas com a família, assumimos juntos a decisão por qualquer uma das escolhas: cesariana de repetição ou parto normal após uma cesariana (VBAC). Sempre alertas e monitorando tudo cuidadosamente de acordo com as melhores práticas e ancorado na Medicina Baseada em Evidências Científicas.

No Brasil, a grande maioria das mulheres que desejam um VBAC-2, tiveram cesarianas desnecessárias anteriormente. Algumas nem sabiam disso, acreditaram em falsas indicações.

É muito importante que possamos evitar uma primeira ou segunda cesariana desnecessária. Só assim conseguiremos reduzir de maneira efetiva todos esses riscos. Afinal, um útero se rompe em um VBAC-2 por causa das cesáreas anteriores, e não somente por um trabalho de parto fisiológico.

*Texto: Obstetra Mayara Quadros Costa – Corpo Clínico do Instituto Nascer.

Foto: @brunagilfotografia

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455