Manifesto de Apoio ao plano de Parto

Manifesto de Apoio ao plano de Parto

O Instituto Nascer, entidade que prima pelo parto respeitoso e pelo direito ao princípio bioético de autonomia, vem a público manifestar seu apoio à utilização e ao aceite médico do Plano de Parto e Nascimento. Utilizado como forma de viver um parto mais consciente e com menos intervenções desnecessárias, esse documento deve ser elaborado pela mulher grávida após receber informações sobre todos os procedimentos inerentes ao parto, podendo esta optar pelas alternativas de assistência dentro das boas práticas da medicina. Tal declaração atende às necessidades particulares da gestante e às expectativas criadas ao longo da gravidez, sendo o eixo da relação estabelecida entre a grávida e o médico.

Mais do que um processo de reflexão e compreensão do parto, o Plano de Parto é uma ferramenta importante na preparação da mulher, reduzindo os medos que envolvem o procedimento e trazendo ainda mais segurança para o nascimento do bebê. Dessa forma, o documento deve servir para orientar a atenção de saúde prestada à gestante ao longo de todo o processo, constituindo o início da aquisição do papel maternal.

O novo Código de Ética Médica brasileiro é claro ao reafirmar os direitos dos pacientes, bem como a necessidade de informar e proteger a população assistida. De acordo com o código, a medicina deve equilibrar-se entre estar a serviço do paciente, da saúde pública e do bem-estar da sociedade, tendo como imperativo a harmonização entre os princípios das autonomias do médico e do paciente.

Esse é o acordo implícito de todo ato médico e aponta que todo aquele que recebe atenção e cuidado passa a ter o direito de recusar ou escolher seu tratamento. Sendo assim, é vedado ao médico efetuar qualquer procedimento médico sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou responsável, salvo em situações de perigo iminente de vida.

Diante disso, o Instituto Nascer acredita que é imprescindível propiciar à paciente um ambiente acolhedor, no qual o médico se esforce em conhecer as suas preocupações. Devemos ajudar a mulher a definir aquilo que é importante para ela, respeitando suas escolhas e garantindo um ambiente em que ela se sinta confortável e segura.

Assinam esse manifesto:

O Diretor Técnico e Obstetra Hemmerson Magioni e toda equipe multiprofissional do Instituto Nascer.

Fechar Menu