Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

O PAPEL DA ENFERMEIRA OBSTÉTRICA NO TRABALHO DE PARTO

A hora de dar à luz é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher que sonha com a maternidade! Por esse motivo, o acompanhamento correto da enfermagem obstétrica é fundamental no cenário do parto humanizado.

O atendimento dos EO’s (enfermeiros obstetras) é uma opção segura e legal para pré-parto, parto e pós-parto, oferecendo atenção integral à mulher em diversas fases de sua vida, com maior foco no período da gravidez e da lactação.

Estes profissionais são preparados para analisar a situação de cada paciente, investigando problemas que possam prejudicar a ela ou a seu filho, assim como para buscar tratamentos e soluções que atendam à família.

Mas, o que faz um enfermeiro obstetra?

A enfermagem focada na saúde da mulher vem cada vez mais construindo uma história diferenciada! Por isso, o cuidado dos EO’s reflete diretamente na redução da ansiedade da parturiente, proporcionando-lhes mais coragem, conforto e segurança.

Por serem educadores em saúde de natureza, os enfermeiros obstetras permeiam sua atuação nesse foco: educar, empoderar e promover saúde! A ideia é sempre preservar as condições físicas, emocionais e os valores da parturiente.

Outra parte fundamental na atuação dos EO’s é o desenvolvimento do vínculo entre os profissionais de atendimento ao parto, gestante e seu acompanhante. Isso porque, a relação de confiança e entrega necessária na hora do parto não acontecem de uma hora para a outra, são construídas ao longo do tempo. Assim, uma equipe alinhada com essa mulher tende a ter resultados melhores, partos satisfatórios com menor chance de intercorrências.

Porque optar por um enfermeiro obstetra na hora do parto?

Um enfermeiro obstetra tem a formação completa necessária para atender a gestante de baixo risco ou risco habitual. Por conta da sua formação primária, terá acesso em UTIs, pronto socorro etc, mas não realiza cirurgias cesarianas. É um atendimento integral, voltado para a parte técnica e psicológica da grávida.

Em alguns países da Europa são eles que atendem a maioria dos partos, no entanto, no Brasil ainda não são todas as gestantes que contam com essas profissionais. Os EO’s também podem realizar partos naturais de baixo risco e acompanhar a paciente durante a gestação.

Durante o trabalho de parto, esses profissionais avaliam o bem-estar da mãe e bebê através de exames como: ausculta fetal (batimentos cardíacos do bebê), progressão de dilatação do colo do útero, progressão da posição e descida do bebê, pressão arterial materna entre outros.

Aqui no no Instituto Nascer, a equipe de enfermagem obstétrica trabalha como parte da equipe multiprofissional para oferecer o melhor e mais seguro cuidado a cada uma das famílias atendidas. Converse com a gente e saiba mais sobre esse atendimento essencial na vida de cada parturiente.

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.