Por que fazer cursos?

Esta publicação foi postada em Cursos no dia por .

 

 

Por que fazer cursos durante a gestação?

 

 

Quésia Villamil e Hemmerson Magioni Médicos Obstetras do Instituto Nascer

 

 

Se nascer é algo tão natural, tão ancestral, tão humano… Por que uma mulher grávida, um casal que espera um filho, deve fazer “cursos de preparação” ? Por que têm que aprender a parir, amamentar e cuidar de um bebê?

 

Crescemos aprendendo tantas coisas, fazendo tantos cursos… e quando esperamos por um filho percebemos  que  ainda faltaram tantas aulas! E aí começamos a perceber que em torno da maternagem são inúmeros os “cursos” que nos oferecem. Curso para aprender a cuidar do bebê, curso para aprender a amamentar, curso até para ser avós!

 

Acontece que a sociedade moderna trouxe inúmeros ganhos para a mulher. Ganharam liberdade, independência, respeito. Hoje são iguais, mulheres e homens, no mercado de trabalho e na vida social. Mas com tanta oferta de educação durante a vida, a maioria das mulheres da sociedade contemporânea, quando se vê à espera de um filho, se sente extremamente insegura    .

 

Não ensinaram exatamente o que é o corpo de uma mulher, como esse corpo se transforma com a maternidade, e como a natureza o proveu de mecanismos perfeitos para a gestação, o parto e o aleitamento.

 

Na escola, na faculdade, na pós-graduação, nunca foi falado sobre o que uma mulher sente quando está grávida, e quão maravilhoso é sentir seu corpo se preparando para o nascimento de um novo ser.

 

Na verdade, nem nas rodas de conversa – de família, amigos —  os casais recebem informações corretas, desprovidas de preconceitos e medos, sobre assuntos tão primitivos quanto a existência do ser humano.

 

É por isto que surgiram os “cursos de preparação”.  E é por isto que ficaram tão populares na sociedade contemporânea. Foram tão bem aceitos por homens e mulheres, que atualmente todas as sociedades de obstetrícia recomendam aulas e grupos para casais gestantes. Estudos científicos recentes mostraram que a participação em cursos e grupos durante a gestação melhora os resultados de saúde na gestação, parto e no primeiro ano do bebê.

 

Bem preparados os casais certamente terão uma vivência mais saudável da chegada de um filho, sem medos e sem preconceitos, e tenham não só saúde física, mas também muita satisfação em viver este momento tão sagrado.

 

 

 

 

 

 

Por que fazer cursos?,

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538