Arquivos

Furo na Orelhinha

  O primeiro brinco da menina costuma ser um evento muito especial e envolve toda a família! É um momento peculiar, pois o furinho na orelha é para a vida toda. Você sabia que a Vigilância Sanitária atualmente proíbe a perfuração de orelha, de qualquer tipo, em hospitais e maternidades? Tudo isso para evitar o risco de infecção hospitalar. Para isso o Instituto Nascer oferece um serviço de perfuração seguro, seguindo as normas da RDC 44/2009 da ANVISA. Confira nossos cuidados: Furo realizado por enfermeira neonatologista   Brincos de aço cirúrgico (inoxidável), esterilizados, embalados individualmente, folheados a ouro 24k e antialérgicos. Brincos próprios para recém nascidos e crianças até 6 anos.   Uso de um dispositivo manual, autorizado pela ANVISA, Leia mais…

Aleitamento materno

Aleitamento Materno – Amigos do Peito 24 horas   O Instituto Nascer incentiva e apóia o aleitamento materno. Desde o pré-natal, no parto e no acompanhamento do puerpério, orientamos, tiramos dúvidas e fortalecemos a mulher na sua nova missão de amamentar. Medidas símples e efetivas podem ser tomadas na gestação e logo após o parto para o sucesso do aleitamento. Muitas vezes, ao chegar em casa com o bebê, a nova mamãe descobre inúmeras dificuldades na adaptação às rotinas do aleitamento, precisando de ajuda. Por isto o Instituto Nascer tem o programa  Amigos do Peito 24 horas. Para que a lactante não sofra desnecessariamente e não chegue a complicações para sua saúde e de seu bebê. Disponibilizamos profissionais capacitados (psicóloga, médicos, Leia mais…

Centro de Terapias Corporais

  Erika Rachid  CFEFITO 49608 , Fisioterapeuta do Pacific Spa – Instituto Nascer A Gravidez é uma fase bela. No Instituto Nascer ela pode ser belíssima! A importância de se cuidar durante a gravidez vem sendo cada vez mais reconhecida e recomendada pelos profissionais de saúde. Cada fase da gestação existe cuidados específicos para evitar ou minimizar as alterações mais comuns: as manchas faciais (melasmas), as estrias, o estresse e o inchaço. E sim, os tratamentos estéticos podem ajudar e muito!!! Pensando nisso, o Instituto Nascer em parceria com o Pacific Spa desenvolveu um menu de cuidados especialmente desenvolvidos para acompanhar a gestante em todas as fases da gravidez. O Instituto Nascer, que apoia essa ideia, sabe o quanto é Leia mais…

Doulas

  Pra que serve uma doula?     Isabel Cristina, Daphne Bergo e Lena Borgo – Doulas do Instituto Nascer     A  doula é uma mulher que dá suporte físico e emocional a gestantes e seu acompanhante. Esse suporte pode acontecer antes, durante e após o parto, de acordo com a demanda da mulher. Antigamente a parturiente era acompanhada por mulheres mais experientes: vizinhas, comadres, mães. Em geral, mulheres que já tinham filhos, já tinham vivenciado o parto. Após o parto estas mulheres continuavam dando apoio, cuidando do bebê, ajudando na amamentação, na recuperação da mulher e também dos afazeres da casa e de outros filhos, caso a mulher os tivesse.   Com o passar dos anos, o parto deixou Leia mais…

Fisioterapia

Por que fazer fisioterapia na gravidez?   Texto sugerido: Renata Cangussu Coordenadora do Setor de Fisioterapia do Instituto Nascer   Durante a gravidez ocorrem diversas adaptações físicas necessárias ao crescimento e desenvolvimento fetal. Essas mudanças podem causar desconfortos e limitações nas atividades da vida diária da mulher grávida. Alguns dos sintomas persistem após o parto, quando surge a sobrecarga das atividades relacionadas aos cuidados com o bebê. A realização de Fisioterapia já no pré-natal prepara o corpo da mulher para as exigências solicitadas pela gravidez e o pós-parto. São realizados exercícios de fortalecimento e alongamento de músculos específicos, exercícios aeróbicos orientados, conscientização corporal, correção de posturas inadequadas nas atividades de vida diária, exercícios de relaxamento e de respiração. Esses exercícios Leia mais…

Ginástica Funcional para Gestantes

Por que fazer atividade física na gravidez?   Claudia Heringer  CREF 023254-G/MG, educadora física do Instituto Nascer    Durante a gravidez, mudanças anatômicas e psicológicas afetam  o sistema músculo esquelético no repouso e durante a atividade física. O ganho de peso natural desse período aumentará a força impressa nas articulações como os quadris e joelhos. O deslocamento do centro de gravidade pode ocasionar desequilíbrios e o aumento da lordose lombar contribui para dores nas costas. Para controlar o ganho de peso, prevenir a diabetes gestacional, fortalecer e preparar o corpo para o parto aconselha-se que gestantes façam parte de programas de exercícios preferencialmente diários (no mínimo, 3 vezes por semana), com duração de meia hora a uma hora. As atividades devem Leia mais…

Ginecologia da adolescente

Karine Ferreira CRM-MG 39744 – Médica Coordenadora do Serviço de Ginecologia da Adolescente do Instituto Nascer VOCÊ SABE O QUE É PUBERICULTURA? A adolescência é um dos momentos da vida em que mais passamos por transformações: mudam o corpo, os sentimentos, as vontades, a relação com o mundo e com a família. Por esse motivo, não devemos deixar de lado aquele cuidado que vem desde a infância, com as visitas regulares ao médico para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento – a Puericultura. Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists, adolescentes saudáveis devem realizar, pelo menos, duas consultas preventivas de saúde por ano – é a Pubericultura. Você já ouviu esse nome em algum lugar? Pubericultura vem do latim pubes (jovem) Leia mais…

Ginecologia Geral

  Ginecologia Geral Texto sugerido por Gisele Maciel, Ginecologista e Obstetra do Instituto Nascer   A consulta ginecológica deve fazer parte da rotina de cuidados de saúde de qualquer mulher. É um espaço onde pode apresentar e esclarecer dúvidas, aprender a cuidar de si e realizar o exame ginecológico. Qualquer mulher pode ir a uma consulta de ginecologia, independentemente da sua idade.   Quando é que uma mulher deve ir a uma consulta ginecológica ? Deve ser realizada regularmente, mesmo que nunca tenha tido relações sexuais, para prevenção de doenças específicas da mulher quando decidir iniciar as relações sexuais, a mulher deve ir anualmente a uma consulta onde poderá discutir a contracepção e iniciar o exame de rastreio de possíveis Leia mais…

Yoga para gestantes

A gestação é um momento único, quando mãe e bebê compartilham da mesma estrutura física, energética e emocional. O Yoga oferece grande auxílio para que a gravidez seja vivenciada com plenitude, harmonia e muita saúde. Como é uma aula de Yoga para Gestantes? A aula de Yoga é um momento em que a gestante pode desfrutar de um cuidado para si, reservando tempo para uma conexão consigo mesma e com seu bebê. Durante a aula ela é orientada a realizar posturas (asanas) específicas para cada trimestre da gestação, assim como um trabalho cuidadoso com exercícios respiratórios (pranayamas), relaxamento (yoganidra) e meditação. Quais são os benefícios para mãe e bebe? Os asanas ajudam a diminuir inúmeros desconfortos na gestação, como dores lombares, uma vez que fortalece grupos Leia mais…

Pediatria

Vívian Antunes CRM-MG 40528 – Pediatra do Instituto Nascer “Um Pediatra pra chamar de seu” Toda mãe sabe da importância de ter um pediatra de confiança. E toda mãe também sabe a falta que ele faz. Um bom pediatra não é só um “apagador de incêndios”, mas deve estar sempre disponível para fazê-lo, já que nunca sabemos quando os pimpolhos vão precisar. Os primeiros meses e anos dos nossos filhos são cheios de novidades e inseguranças, então é no consultório de nosso pediatra onde aprendemos muito do que levamos para nossas casas, nossas famílias e nossa rotina. Mesmo com tanto acesso à informação, sites, livros, blogs, comunidades de mães, é na relação de confiança com o pediatra escolhido que “batemos Leia mais…