Avaliação pré-concepcional

Esta publicação foi postada no dia por .

 

 Avaliação pré-gestacional e Planejamento Familiar

 

 

Flávia Ribeiro de Oliveira, Coordenadora do Setor de Planejamento Familiar do Instituto Nascer

 

 

O planejamento de uma gravidez é fator determinante para o sucesso da concepção. Uma gravidez não planejada e/ou com acompanhamento inadequado pode resultar em riscos, muitas vezes evitáveis, para a mãe e o bebê.

 
O período de maior sensibilidade para o bebê situa-se entre os 17 e 56 dias após a fecundação. É neste período que começa a organogênese (formação dos órgãos), antes mesmo que muitas mulheres reconheçam que estão grávidas ou tenham a oportunidade de iniciar os cuidados pré-natais. É importante reforçar que as atividades de promoção da saúde e os cuidados na fase periconcepcional (antes, durante e após a concepção) têm reconhecidos ganhos na saúde do binômio mãe-bebê.

 
Diante da decisão de engravidar, a literatura médica é unânime em aconselhar a realização de uma consulta pré-concepcional. Esta atitude pode reduzir os riscos de uma gravidez, permitindo que alguns fatores que condicionam negativamente a gravidez sejam detectados, eliminados ou modificados antes da gravidez.
De uma forma geral, a consulta pré-concepcional consiste na entrevista do casal, onde se procura:

 

– Eliminar ou minimizar conhecidos problemas de saúde do casal que possam interferir negativamente na gravidez.

– Identificar fatores até então desconhecidos do casal que podem interferir na gestação.

– Identificar e aconselhar possíveis riscos genéticos.

– Minimizar o risco de perda gestacional através da identificação e tratamento de infecções, problemas endócrinos ou uso de medicações para casais com perda gestacional de repetição.

– Minimizar o risco de malformações fetais através de condutas como: orientações para evitar exposições conhecidamente danosas; prescrição de ácido fólico no período periconcepcional; aconselhamento sobre vacinas e prevenção de infecções.

– Orientações sobre quando procurar diagnóstico e tratamento para infertilidade conjugal.

 

Quem tem condições de planejar uma gravidez com bastante antecedência, ajuda seu bebê a nascer muito mais saudável. Portanto, pelo menos três meses antes de engravidar, você deve procurar um médico ginecologista capacitado para fazer a consulta pré-concepcional.

 

 

 

 

 

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538