Logotipo Instituto Nascer

SERVIÇOS

GINECOLOGIA

GINECOLOGIA

Atenção especializada à saúde reprodutiva da mulher da puberdade à maturidade, bem como assistência às famílias que desejam ter filhos da concepção ao pós-parto. Confira nossas especialidades:

  • Ginecologia geral
  • Ginecologia infanto-puberal
  • Check-up pré-gestacional
  • Avaliação de fertilidade
  • Reprodução humana
  • Menopausa e climatério

Ginecologia geral

Consulta com ginecologistas, em que a mulher tem a chance de esclarecer dúvidas, aprender a cuidar de si mesma e realizar o exame ginecológico.

Ginecologia infanto-puberal

Atendimento realizado por ginecologistas com experiência em pubericultura – protocolo de cuidados voltados às adolescentes. O acompanhamento ginecológico das jovens – recomendado na periodicidade de pelo menos duas vezes ao ano – é aliado da família na disseminação de informações e práticas saudáveis, que certamente evitam doenças e gravidez precoce.

Check-up pré-gestacional

Diante da decisão de engravidar, a literatura médica é unânime em aconselhar a realização de uma consulta pré-concepcional. Essa atitude pode reduzir os riscos de uma gravidez, permitindo que alguns fatores que a condicionam negativamente sejam detectados, eliminados ou modificados.

De uma forma geral, a consulta pré-concepcional é indicada com pelo menos 3 meses de antecedência à concepção e consiste numa entrevista com casal, em que se procura:

  • Eliminar ou minimizar conhecidos problemas de saúde do casal que possam interferir negativamente na gravidez.
  • Identificar fatores até então desconhecidos do casal que podem interferir na gestação.
  • Identificar e aconselhar possíveis riscos genéticos.
  • Minimizar o risco de perda gestacional através da identificação e tratamento de infecções,     problemas endócrinos ou uso de medicações para casais com perda gestacional de repetição.
  • Minimizar o risco de malformações fetais através de condutas como: orientações para evitar exposições conhecidamente danosas; prescrição de ácido fólico no período periconcepcional; aconselhamento sobre vacinas e prevenção de infecções.
  • Orientações sobre quando procurar diagnóstico e tratamento para infertilidade conjugal.

Avaliação de fertilidade

A Avaliação da Fertilidade consiste em uma consulta com a especialista em reprodução humana Dra. Flávia Ribeiro.  Durante o atendimento, a Dra. Flávia avalia a história reprodutiva da mulher, verifica se existem doenças atuais ou prévias que podem alterar sua capacidade reprodutiva ou histórico familiar que possa afetar as chances de uma gravidez.

A consulta pressupõe exame clínico e ginecológico completo, exame ultrassonográfico do útero e dos ovários, com contagem de folículos antrais, além de uma avaliação validada internacionalmente para predição da reserva ovariana e capacidade de gravidez espontânea.

Observações importantes:  (1) A Avaliação da Fertilidade deve ser agendada após 3 meses sem uso de qualquer tipo de hormônio, pílula contraceptiva, adesivo, anel hormonal ou Diu medicado (Mirena).  (2) Para análise da função ovariana, a consulta deve acontecer entre o segundo e o quinto dia após o início da menstruação (não há problema algum em realizar a consulta e o exame na presença do fluxo menstrual). (3) Se a mulher ou o homem já realizou quaisquer exames radiológicos ou de sangue relativos à fertilidade (dosagens hormonais, espermograma, histerossapingografia, ultrassom, etc) estes exames devem ser trazidos à consulta)

Reprodução humana

O atendimento é conduzido por um médico especializado reprodução, com conduta respaldada em evidências científicas e perspicácia para perceber as sutilezas deste momento tão particular da vida conjugal.

Menopausa e climatério

O Instituto Nascer é muito mais do que uma maternidade ou um centro de cuidados gestacionais. É um porto seguro para todas as mulheres, em todas as etapas da vida!

O nosso foco é a assistência humanizada e o cuidado integral e personalizado à cada mulher, apoiando e oferecendo todos os serviços que ela precisa para cada uma das suas necessidades, inclusive em um determinado momento da vida que também é muito especial: a menopausa e o climatério.

A menopausa significa a cessação do ciclo menstrual mensal das mulheres, o que geralmente acontece entre as idades de 45 e 55 anos. Em alguns casos, porém, ela pode não ocorrer até que a mulher atinja os 60.

É um processo biológico natural, e todas as mudanças (que são muitas!) provindas desse processo são coletivamente conhecidas como mudanças climatéricas.

Palpitação ou coração acelerado, transpiração noturna excessiva, balanço de humor, instabilidade emocional, ondas de calor, calafrios, ganho de peso, pele seca, dor nas costas, desmineralização óssea, perda de plenitude e libido, secura vaginal… Tudo isso faz parte do climatério.

Por essas e outras, este é um período muito especial e diferenciado da vida da mulher. E é por isso que um acompanhamento profissional é de extrema valia e importância.

No Instituto Nascer, a mulher que passa por essa fase tem todas o acompanhamento e orientações acerca de cuidados hormonais, ajustes necessários no estilo de vida e alternativas de tratamento para abordar todas as questões importantes relacionadas aos seus sintomas.