Nutrição

Esta publicação foi postada no dia por .

 

Nutrição na Gravidez

 

Caroline Fernandes CRN9 1760 – Nutricionista Coordenadora do Setor de Nutrição do Instituto Nascer  

 

 

 

A gravidez é certamente a fase em que ocorrem mais mudanças fisiológicas no corpo da mulher. Basta pensar na surpreendente velocidade de crescimento do feto para se ter uma idéia do impacto nas necessidades nutricionais da mãe. Assim, ela passará naturalmente por ajustes em seu comportamento alimentar que podem afetar seu apetite, seu paladar e até mesmo suas preferências.

 

Por questões culturais, a alimentação durante a gravidez é recheada de mitos, dúvidas e influências de terceiros que, apesar de bem intencionados, podem deixar a gestante confusa e insegura.

 

As consultas nutricionais periódicas nesta fase tem como principais objetivos adequar a alimentação a estas novas necessidades e criar as melhores condições para um ganho de peso saudável.

 

Além disso, algumas situações adversas que podem aparecer na gravidez – como enjoos, azia, constipação intestinal, inchaços – podem ser evitadas ou minimizadas com uma orientação nutricional. Tudo isso sem contar o valioso papel da nutrição como coadjuvante na prevenção e tratamento de eventuais complicações como anemia, hipertensão, ganho de peso excessivo e diabetes gestacional.

 

Considerando que cada fase da gravidez possui suas particularidades, o ideal é que os cuidados com a alimentação sejam iniciados ainda no primeiro trimestre, para que mãe e feto sejam beneficiados.Após o parto, dois novos aspectos ganham importância: promover um aporte nutricional suficiente para uma boa amamentação e orientar todos os cuidados alimentares para um breve retorno ao peso ideal.

 

Considerando que grande parte do crescimento e bem estar do bebê é promovido pelos nutrientes da mãe, cuidar da alimentação é uma das primeiras formas de carinho que ela pode dedicar ao seu filho.

 

 

 

 

 

 

 

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (31) 3262-3538

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538