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3 DICAS DE AUTOCUIDADO APÓS A MATERNIDADE

3 DICAS DE AUTOCUIDADO APÓS A MATERNIDADE

Gerar um bebê e tornar-se mãe é um dos papéis mais complexos que uma mulher pode exercer em sua vida. Ao mesmo tempo que o amor pelo bebê só cresce, a nova rotina, a exaustão e a falta de tempo para si mesma podem deixar a mulher vulnerável e levar a autoestima lá para baixo. 

Pesquisadores da Universidade de Tilburg, na Holanda, analisaram por nove anos mais de 84 mil mulheres norueguesas e concluíram que a autoestima da mulher sofre um declínio durante a gestação, volta a aumentar nos primeiros meses após o parto, e depois voltam a cair até a criança completar 3 anos.

Cuidar do bebê e dar total atenção à criança é natural e fundamental, mas e o autocuidado? Para cuidar do outro, primeiro você precisa cuidar de si. Para te ajudar, listamos abaixo 3 dicas simples que você pode incluir na rotina para sentir-se mais feliz e, consequentemente, ter seu bebê mais feliz também. 

3 dicas de autocuidado após a gravidez

1- Tire uma hora só para você 

O bebê tem inúmeras demandas que acabam tomando todo seu tempo. Às vezes, fica difícil até tomar banho ou ir ao banheiro com calma. Mas, que tal repensar a rotina e a rede de apoio para ter uma horinha de descanso e atenção só para você? Vale contar com ajuda de familiares e amigos para ter um tempo só para você fazer algo que te faça bem, mas que podem ter ficado para trás na lista de prioridades. 

2- Alguns minutinhos de atenção plena podem ser revigorantes

Trocar fraldas, dar banho, dar as refeições, cuidar da casa… são tantas tarefas que o piloto automático acaba ganhando espaço para economizar energia. Que tal sair desse modo e entrar na atenção plena? Valorize pequenas pausas durante o dia, de apenas cinco minutos, para focar de verdade na sua respiração ou no que está fazendo no momento. Essas pausas são restauradoras e ajuda a enfrentar os próximos desafios.

Em alguns poucos minutos, coloque os pés descalços no chão, sinta sua respiração e a frequência cardíaca. Observe como você se sente e o que precisa para sentir-se melhor. 

3 – Cultive amor pela mulher que você se tornou 

Depois do parto, você não é mais a mesma mulher. Seu corpo, consequentemente, também mudou. Por isso, não caia na armadilha de comparar seu momento atual e corpo com o que tinha antes da gestação, muito menos faça essas comparações com outras mães. 

Em vez de levar luz às partes do corpo que você não gosta e sobrecarregá-lo de críticas, olhe para as características que você valoriza e abrace a nova mulher que você se tornou. 

Grupos de apoio no pós-parto 

As mulheres que estão no período pós-parto enfrentam inúmeras dúvidas e medos sobre essa nova etapa de suas vidas, sua personalidade e seus corpos. Participar de grupos de apoio e cursos com outras mães na mesma situação é muito interessante para aliviar a ansiedade do momento e conversar com outras pessoas que estão passando pelos mesmos desafios. 

Para fomentar esses encontros e ajudá-las a trabalhar o autocuidado após a maternidade, o Instituto Nascer traz um evento muito especial, o Encontro de Mães: “A importância do Autocuidado para a saúde emocional da mulher”. Saiba mais sobre o evento e continue navegando em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos valiosos sobre gestação, puerpério, amamentação, parto e muito mais.