Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

AMAMENTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA PEGA CORRETA DO BEBÊ

AMAMENTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA PEGA CORRETA DO BEBÊ

Amamentar um bebê vai muito além de apenas fornecer os nutrientes necessários para que ele cresça saudável nos primeiros anos de vida. Amamentar é um ato de amor.

Mas você sabia que a pega do bebê (forma como ele posiciona a mama na boca), é muito importante para o sucesso na amamentação? Com a pega correta, o bebê vai aprender a retirar o leite de forma eficiente, sem machucar o seio materno.

Como ter sucesso com a pega do bebê?

Um dos principais fatores para a pega correta do bebê é o bom posicionamento da mãe na hora de amamentar. É indispensável em que mãe e o bebê estejam confortáveis.

Uma boa opção é amamentar em uma poltrona com um braço macio ou com uma almofada para se apoiar. Isso é fundamental para evitar problemas e garantir que esse momento único não seja prejudicado.

Após estar corretamente posicionada, a mãe deve se certificar que:

• O bebê esteja abocanhando a aréola e não o mamilo. Isso é importante para evitar machucados.

• O corpo e a cabeça do bebê estejam alinhados, de modo que a criança não necessite virar a cabeça para pegar a mama.

• O rosto do bebê esteja virado para a mama, com a boca o mais aberta possível.

• Os lábios do bebê estejam virados para fora e que o queixo esteja encostando na mama.

• O bebê não esteja fazendo covinhas na bochecha ou barulho ao mamar (isso indica ingestão de ar).

• A mão do bebê não esteja entre a boca e a mama.

Dor ao amamentar é normal?

A dor no mamilo é um sinal de alerta, no entanto, a sensação de pressão nos seios é normal nos primeiros dias.  Mas se a dor for persistente, pode ser um indício de que o bebê não está conseguindo fazer a sução de forma adequada, ou seja, de que a pega não está correta. Se você vai amamentar ou iniciou o aleitamento materno agora e ainda tem dúvidas, procurar informações confiáveis é fundamental.

Embora seja comum acontecer alguns problemas no início da lactação, a maioria das mulheres são capazes de amamentar seus filhos. Dificuldades e dores podem ser superadas com o apoio familiar e a orientação de um profissional capacitado.

Aqui no Instituto Nascer nós oferecemos um curso prático de aleitamento materno, especialmente indicado para casais a partir da 28º de gestação. Entre em contato conosco e comece já a se preparar para este momento tão especial!

Se quiser aprender mais sobre saúde e bem-estar do bebê e da mamãe gestante, continue navegando no blog!