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ANSIEDADE NA GESTAÇÃO E NO PARTO: 5 DICAS PARA TE AJUDAR A SUPERAR!

A ansiedade na gestação é um dos maiores desafios das futuras mamães, até mesmo para as mais calminhas! Não há como negar que desde o momento da descoberta da gravidez, há uma mistura enorme de sentimentos e inseguranças: “será que vou dar conta de cuidar do bebê? “Como será a gravidez?”

A verdade é que até certo ponto, a ansiedade na gestação é normal, afinal, tudo muda na vida da mulher quando ela descobre que está grávida. No entanto, há um limiar muito importante para se identificar o que é normal e o que pode fazer mal.

O que acontece é que muitas mulheres se tornam bastante inquietas durante a gestação, nutrindo preocupações excessivas que não a permitem curtir esse momento único!

PORQUE A ANSIEDADE NA GESTAÇÃO PODE ATRAPALHAR?

Imaginar o rostinho de seu bebê, seu abraço quentinho ou como serão suas feições é perfeitamente normal, mas em excesso, pode se transformar em uma profunda ansiedade e angústia. Quando estes sintomas agem de forma extrema, podem trazer diversos problemas tanto para a saúde física, como para a saúde psicológica da futura mamãe.

O transtorno de ansiedade na gestação aumenta também o risco de depressão pós-parto e estresse pós-traumático, além de prejudicar até a formação do bebê.Por este motivo, é extremamente importante equilibrar as emoções para passar por essa fase de maneira o mais plena possível!

Sabemos que não é fácil, mas com algumas dicas simples (que devem ser praticadas durante todo o período da gestação), é totalmente possível mudar este prognóstico ruim de ansiedade. Confira:

1º DURMA BEM

Um bom tempo de sono é primordial para a saúde da gestante e do bebê. Dormir ao menos 8h seguidas todas as noites, pode ser um excelente método para ajudar a controlar a ansiedade na gestação. Para que o sono seja um aliado, antes de dormir evite assistir televisão, telas de celular ou computador, pois a luz desses aparelhos atrapalha e desperta do sono.

2º PREPARE-SE

Preparar-se para as mudanças futuras fará com que se sinta mais segura e preparada. Dedique tempo com calma para montar um checklist, incluindo os principais itens que devem estar prontos para a chegada do bebê. Preparando-se com antecedência, você com certeza vai ficar mais calma na hora do parto.

3º ABUSE DE MEDITAÇÃO E IOGA

Meditação e Yoga são excelentes aliados no combate a ansiedade gestacional! Ambas ajudam a deixar a mente e corpo em equilíbrio, utilizando técnicas de respiração e relaxamento. A Ioga, inclusive, ajuda a trabalhar a circulação do sangue, traz mais energia e disposição, e ainda tranquiliza quando chegar a hora do parto.

Vale lembrar que aqui no Instituto Nascer as mamães podem ter acesso a estas duas técnicas! Converse com a nossa equipe para saber mais.

4º PRATIQUE EXERCÍCIOS

Praticar exercícios físicos durante a gravidez é uma das formas mais potentes de combater a ansiedade. Além disso, a prática pode melhorar muito a saúde da mamãe e do bebê. Mas lembre-se: quaisquer exercícios, mesmo os de intensidades mais leves, devem ser feitos sob recomendação médica.

5º APRENDA A RESPIRAR

Pode parecer muito simples, mas a respiração é capaz de trazer calma, equilíbrio e maior oxigenação dos músculos. Técnicas de respiração são poderosas aliadas para grávidas e, principalmente, na hora do parto!

Agora que você já sabe algumas dicas de como controlar a ansiedade na gestação, que tal começar a colocá-las em prática? Lembre-se: não há como evitar a ansiedade de agir, mas é totalmente possível lidar com ela da melhor maneira possível! 

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.