
A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas). Com 28 semanas, 25% dos bebês estão em apresentação pélvica; com 32 semanas, 7%; e após 36 semanas, 3 a 4%.
Na maioria das vezes não há uma causa aparente para a apresentação pélvica, porém, alguns fatores maternos ou fetais podem contribuir para sua ocorrência.
•O que fazer?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) recomendam que seja oferecido a toda gestante com 36 semanas completas, e bebê pélvico (sentado), pelo menos uma tentativa de VCE.
A Versão Cefálica Externa (VCE) consiste na manobra de reposicionar o bebê que se encontra em apresentação pélvica (sentado), “virando-o” dentro da barriga através de movimentos manuais combinados com pressão no abdome materno, aumentando assim as chances de um parto normal de um bebê em apresentação cefálica.
A VCE é um procedimento médico que vem ressurgindo nos últimos 15 anos devido à inúmeras publicações científicas que comprovaram sua segurança e sua taxa de sucesso elevada.
Na literatura médica a taxa de sucesso da Versão Cefálica Externa VCE no termo varia entre 40 e 80% em função da variação de capacidade técnica e experiência dos profissionais executores. Uma grande revisão sistemática de 2008 incluindo 84 estudos com 12.955 VCEs a termo concluiu que a taxa de sucesso foi de 58%.
Bebês submetidos a uma VCE bem sucedida no termo (nono mês) têm uma chance de apenas 5% de voltar à ficar em apresentação pélvica.
•Como fazemos no Instituto Nascer?
O Instituto Nascer é um dos poucos serviços médicos brasileiros que oferecem de forma sistemática e organizada a avaliação do Score de Newmam para o calculo da probabilidade de sucesso da VCE. Para as gestantes com score favorável é oferecido uma tentativa de VCE. As versões acontecem em ambiente hospital seguro, sempre acompanhando por dois médicos obstetras e com uma taxa de sucesso de 84%.
A evidências científicas mostram que mesmo nos casos de VCE bem sucedida, o índice de cesariana é de 2 a 3 vezes maior do que em mulheres com bebês em apresentação cefálica espontânea no termo. No Instituto Nascer a taxa de Partos Normais em pacientes com VCE bem sucedida é de 86,5%.
Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico de Instituto Nascer – CRM/MG -34455.
*Para mais informações e agendamento de consulta para Avaliação de Score de Newmam para VCE, entre em contato pelo telefone (31) 3262-3538 ou pelo whatsapp (31) 3138-0823.
https://youtu.be/9p6Sl5ua29Ahttps://youtu.be/YplqVcBrmYI Olça mais no Podcast ℙ ℝ ℕ ℂ ®️ no Spotify