Instituto Nascer

Cervical Cerclage

Cerclagem Definitiva: você sabe o que é?

A cerclagem uterina é um procedimento realizado durante a gestação com o objetivo de reduzir o risco de parto prematuro em mulheres com insuficiência ístmico-cervical (IIC). Normalmente, ela é feita por via vaginal, no início da gravidez, utilizando técnicas como McDonald ou Shirodkar.

Mas existe uma situação especial, indicada para mulheres com histórico de repetidas perdas gestacionais ou partos prematuros, em que as cerclagens convencionais não foram suficientes: é a chamada cerclagem definitiva ou cerclagem transabdominal.

O que é a cerclagem definitiva?

É um procedimento cirúrgico em que um ponto é colocado acima do colo uterino – na região de transição entre o colo e o corpo do útero, mas não pela via vaginal. Nesse caso, o colo é reforçado por via abdominal, seja por cirurgia aberta ou, mais modernamente, por laparoscopia ou robótica.

Esse ponto não é retirado ao final da gestação: ele permanece como uma espécie de “cinto de segurança” definitivo para gestações futuras.

Quando ela é necessária?

A cerclagem definitiva está indicada em situações como:

  • Mulheres com insuficiência cervical grave, em que cerclagens vaginais anteriores falharam.
  • Casos de colo uterino muito curto ou alterado por cirurgias prévias (como conização extensa ou amputação cervical).
  • Situações em que o acesso vaginal não é possível ou seguro.

É um procedimento raro, mas pode ser decisivo para garantir a viabilidade de uma gestação em casos de alto risco.

Quando é realizada?

A cerclagem definitiva pode ser feita em dois momentos:

  • Antes da gestação (intervalar): considerada a situação ideal, pois é feita com segurança, sem o risco de estar grávida.
  • Durante a gestação (habitualmente no primeiro trimestre): quando a insuficiência cervical é diagnosticada cedo, mas já existe uma gravidez em andamento.

Parto normal ou cesariana?

Mulheres com cerclagem definitiva não podem ter parto vaginal, já que o ponto está localizado muito alto, impedindo a dilatação do colo. Nesses casos, o parto deve ser sempre realizado por cesariana.

Consigo engravidar naturalmente?

Um ponto que gera muitas dúvidas é se a mulher que fez cerclagem definitiva antes da gestação precisa recorrer obrigatoriamente à fertilização in vitro (FIV) para engravidar. A resposta é: não. Na maioria dos casos, a mulher consegue engravidar naturalmente, já que o espermatozoide pode passar normalmente pelo colo do útero mesmo com o ponto abdominal. A FIV só é necessária se houver algum outro fator associado de infertilidade. Portanto, a cerclagem definitiva protege a gestação, mas não impede a concepção natural.

A experiência do Instituto Nascer

A equipe de Alto Risco do Instituto Nascer tem experiência na realização da cerclagem definitiva, recebendo mulheres de diferentes regiões do Brasil que necessitam desse cuidado especializado. Nosso compromisso é oferecer um atendimento multiprofissional, humanizado e baseado nas melhores evidências científicas, garantindo segurança para a mãe e para o bebê.

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra, Fundador e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455 e Mariana Mesquita Zschaber, Médica Obstetra do Instituto Nascer – CRM-MG 82350

Fontes

  • RCOG Green-top Guideline No. 75: Cervical Cerclage. 2022.
  • ACOG Practice Bulletin No. 234: Prediction and Prevention of Preterm Birth. Obstet Gynecol. 2021.
  • NICE Guideline NG25: Preterm Labour and Birth. 2019.
  • Cochrane Database of Systematic Reviews: Cervical stitch (cerclage) for preventing preterm birth. 2023.

Ainda não encontrou a informação que precisava?

Utilize a ferramenta de busca para encontrar o tema desejado.

Olá! Agende sua Consulta pelo Whatsapp
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa