Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

COVID-19 E A ROTINA DA GESTAÇÃO: SAIBA COMO AGIR DURANTE A PANDEMIA

COVID-19 E A ROTINA DA GESTAÇÃO:  SAIBA COMO AGIR DURANTE A PANDEMIA

Estar grávida durante a pandemia da Covid-19 pode ser um desafio para muitas mães. As dúvidas são recorrentes, e muitas vezes, podem até gerar uma sensação de angústia. No entanto, manter a calma e a tranquilidade é essencial para passar por essa fase sem maiores danos para a saúde da gestante e do bebê.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas de como prosseguir de forma segura com a rotina da gestação durante a pandemia do coronavírus. Lembre-se: a melhor forma de se prevenir é estar sempre bem informada.

Consultas de pré-natal

O pré-natal é primordial para garantir uma gravidez tranquila. Por isso, consultas médicas e exames solicitados devem ser mantidos, exceto se a gestante estiver com sintomas de uma possível infecção por coronavírus.

Porém, para evitar a exposição da mulher, o médico obstetra pode aumentar o intervalo entre as consultas.

Mantenha a rotina de vacinas e exames

Assim como as consultas durante o pré-natal, as vacinas e exames de rotina devem ser mantidos, mesmo durante a pandemia. Inclusive, a vacina contra o H1N1 tornou-se uma das mais essenciais durante este período, pois evita que os sintomas de uma gripe comum sejam confundidos com a Covid-19.

A orientação é enfrentar o momento com todos os cuidados básicos de higiene e segurança:

  • Utilize máscara de proteção e álcool em gel para a higienização das mãos.
  • Se tiver que esperar, fique do lado de fora e evite salas de espera cheias.
  • Lave as mãos e tome um banho quando chegar em casa.
  • Se possível, antes da realização dos exames, converse com seu médico para entender se algum exame pode ser adiado.

Complicações na gravidez

Caso haja alguma complicação que possa colocar em risco a saúde da mãe e do bebê, a orientação é procurar auxílio médico imediatamente. No entanto, em casos de pouca gravidade, o ideal é ser previamente orientada pelo médico obstetra que a acompanha.

O intuito é evitar idas desnecessárias a um pronto-atendimento e correr o risco de contrair o coronavírus.

Cuidados em caso de contaminação

Caso a gestante apresente suspeita ou confirmação da Covid-19, imediatamente deve-se iniciar o seu isolamento social e dos demais membros da família que também tiverem contato com ela.

A recomendação é que a mulher converse com o seu médico e seja orientada por telefone sobre os principais cuidados. A gestante deve procurar o hospital, apenas em casos em que apresente dificuldades para respirar, dor no peito e febre que não passe sob o efeito de antitérmicos.

Se quiser aprender mais sobre saúde e bem-estar do bebê e da mamãe gestante, continue navegando no blog!