Estar grávida durante a pandemia da Covid-19 pode ser um desafio para muitas mães. As dúvidas são recorrentes, e muitas vezes, podem até gerar uma sensação de angústia. No entanto, manter a calma e a tranquilidade é essencial para passar por essa fase sem maiores danos para a saúde da gestante e do bebê.
Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas de como prosseguir de forma segura com a rotina da gestação durante a pandemia do coronavírus. Lembre-se: a melhor forma de se prevenir é estar sempre bem informada.
Consultas de pré-natal
O pré-natal é primordial para garantir uma gravidez tranquila. Por isso, consultas médicas e exames solicitados devem ser mantidos, exceto se a gestante estiver com sintomas de uma possível infecção por coronavírus.
Porém, para evitar a exposição da mulher, o médico obstetra pode aumentar o intervalo entre as consultas.
Mantenha a rotina de vacinas e exames
Assim como as consultas durante o pré-natal, as vacinas e exames de rotina devem ser mantidos, mesmo durante a pandemia. Inclusive, a vacina contra o H1N1 tornou-se uma das mais essenciais durante este período, pois evita que os sintomas de uma gripe comum sejam confundidos com a Covid-19.
A orientação é enfrentar o momento com todos os cuidados básicos de higiene e segurança:
- Utilize máscara de proteção e álcool em gel para a higienização das mãos.
- Se tiver que esperar, fique do lado de fora e evite salas de espera cheias.
- Lave as mãos e tome um banho quando chegar em casa.
- Se possível, antes da realização dos exames, converse com seu médico para entender se algum exame pode ser adiado.
Complicações na gravidez
Caso haja alguma complicação que possa colocar em risco a saúde da mãe e do bebê, a orientação é procurar auxílio médico imediatamente. No entanto, em casos de pouca gravidade, o ideal é ser previamente orientada pelo médico obstetra que a acompanha.
O intuito é evitar idas desnecessárias a um pronto-atendimento e correr o risco de contrair o coronavírus.
Cuidados em caso de contaminação
Caso a gestante apresente suspeita ou confirmação da Covid-19, imediatamente deve-se iniciar o seu isolamento social e dos demais membros da família que também tiverem contato com ela.
A recomendação é que a mulher converse com o seu médico e seja orientada por telefone sobre os principais cuidados. A gestante deve procurar o hospital, apenas em casos em que apresente dificuldades para respirar, dor no peito e febre que não passe sob o efeito de antitérmicos.
Se quiser aprender mais sobre saúde e bem-estar do bebê e da mamãe gestante, continue navegando no blog!