Com o crescente avanço da Covid-19 no Brasil, diversos questionamentos já estão sendo feitos por quem está aguardando a chegada do bebê ou vivendo a expectativa da gravidez.
Por esse motivo, é perfeitamente natural que as futuras mamães tenham dúvidas sobre como a doença pode afetar o feto ainda durante o período de gestação.
Para esclarecer algumas questões importantes sobre a Covid-19 e a saúde do feto e da mãe, confira abaixo quais são as principais informações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.
A Covid-19 pode ser transmitida da mãe para o bebê ainda na barriga?
Ainda não há muitas respostas sobre o efeito do coronavírus na saúde do feto durante a vida intrauterina. Por este motivo, não se pode excluir a possibilidade de que ocorra a transmissão do vírus para o bebê.
No entanto, ainda que qualquer afirmação exija mais observações médicas e científicas, a maioria dos estudos não encontrou nenhum indício do vírus no líquido amniótico ou no leite materno.
O que os estudos mostram até o momento?
Nos casos mais leves de Covid-19 em gestantes, não foi identificado um aumento do número de abortamentos ou outras complicações para a saúde do feto.
Já nos casos mais graves, especialmente nas gestantes que desenvolveram pneumonia, os estudos apontaram uma maior chance de aborto, parto prematuro e pré-eclâmpsia.
Como se proteger durante a gravidez?
É válido ressaltar que as informações disponíveis são limitadas, mas devido às alterações do corpo e do sistema imunológico das mulheres em fase de gestação, são recomendadas as seguintes precauções de proteção contra o vírus:
- Lavar as mãos com frequência e usar álcool gel.
- Evitar aglomerações.
- Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca.
- Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir e espirrar.
- Usar máscara de proteção individual.
- Em caso de febre persistente ou dificuldade de respirar, procurar o atendimento médico imediatamente.
Sabemos que as dúvidas podem deixar muitas famílias angustiadas neste momento, mas, é preciso ter cautela e acompanhar sempre as atualizações científicas constantes sobre o assunto. E não se esqueça: estar bem informada é a melhor forma de se prevenir.
Se quiser aprender mais sobre saúde e bem-estar do bebê e da mamãe gestante, continue navegando no blog!