Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

COVID-19 E O PÓS-PARTO: CUIDADOS NO PUERPÉRIO

COVID-19 E O PÓS-PARTO: CUIDADOS NO PUERPÉRIO

O nascimento de um bebê é sempre motivo de muita alegria para toda a família. No entanto, devido a pandemia da Covid-19, milhares de mães passarão a desafiadora fase do puerpério em quarentena, ou seja, longe da maioria de seus entes queridos.

Lidar com todas essas emoções e sentimentos pode ser difícil, mas é essencial para evitar maiores riscos para a mãe e para o bebê. Por isso, seguir as recomendações de saúde e manter a calma é o melhor caminho para passar por essa fase com a saúde física e emocional em dia.

Visitas ao bebê durante a pandemia

Por mais que esse seja um momento tão esperado por toda a família, restringir as visitas é muito importante para reduzir o risco de contaminação da mãe e do bebê.

O ideal é adiar o contato físico com familiares e pessoas externas para quando a pandemia estiver sob controle. Para amenizar um pouco o distanciamento, o uso de videochamadas e fotos pode ser uma boa forma para que os parentes e amigos conheçam o bebê.

Risco de contaminação em recém-nascidos

Os bebês são mais suscetíveis e frágeis a qualquer tipo de infecção aguda. Entretanto, o número de casos de infecção pela Covid-19 em recém-nascidos é pequeno e, ainda assim, o risco de morte é baixo nessa faixa de idade.

Rotina de consultas e vacinas

Especialmente as consultas com o pediatra para controle de peso e saúde do bebê, bem como as vacinas, não devem ser adiadas. A cada consulta, o médico definirá a data do retorno, a depender de cada caso.

Cuidados adicionais para o puerpério, caso a mãe esteja com Covid-19

Caso a mãe esteja com a Covid-19, recomenda-se os cuidados normais de higiene e as práticas de isolamento social definidas pelas autoridades de saúde. Como o vírus é altamente contagioso, é extremamente importante que a mãe tome cuidado ao manusear o bebê.

Confira as recomendações:

  • A amamentação deve ser realizada normalmente, caso a mãe esteja em boas condições de fazê-la, mas é fundamental o uso de máscara individual.
  • Lavar as mãos antes de tocar no bebê e antes de amamentar.
  • Seguir rigorosamente as recomendações para limpeza das ordenhadeiras após cada uso.
  • No intervalo entre as mamadas, o berço deve permanecer a pelo menos dois metros da mãe.

Se quiser aprender mais sobre saúde e bem-estar do bebê e da mamãe gestante, continue navegando no blog!