Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

COVID-19 – Qual teste é o mais indicado pra você?

Teste PCR

Consiste na detecção de sequências do RNA viral , que indicam de forma precisa a presença do vírus na amostra analisada. Indicado para pacientes com sintomas de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato. Esse teste é o “padrão ouro” para pacientes com sintomas em fase inicial, do 3 ao 10 dia. O exame é feito a partir da amostra analisada que é retirada da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores. O resultado final fica pronto a partir do 3 dia após a coleta.

Teste Rápido Venoso

Esse teste é indicado para paciente com sintomas a pelo menos 7 dias e sintomas tardios, paciente sem sintomas no momento, mas com histórico de gripe recente que gostariam de confirmar se o quadro gripal foi por coronavírus, ou pessoas que tiveram contato recente com pacientes infectados. Esse teste é capaz de detectar a presença de anticorpos IGG e IGM que são produzidos pelas células de defesa do nosso organismo. Ele é feito por meio da coleta de sangue venoso. A coleta deve ser feita ao nível do braço, ao invés do sangue do dedo, pela sua superioridade e confiabilidade nos resultados. O resultado fica disponível  em até 6h após a coleta.

Teste Sorológico Venoso

Exame realizado em laboratório para detecção qualitativa e quantitativa de anticorpos IGG e IGM para o coronavírus no sangue. Esse teste é indicado para pacientes com sintomas pelo menos a 7 dias, pacientes assintomáticos no momento mas com histórico gripal recente que gostariam de confirmar se o quadro gripal foi coronavírus, ou pessoas que tiveram contato com pacientes infectados. O exame é solicitado pelo médico para avaliar a carga de anticorpos do paciente.

Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário o pedido médico. O resultado final fica pronto a partir do 3 a 5 dias após a coleta.

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455