Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

CUIDADOS DERMATOLÓGICOS NA GRAVIDEZ

O corpo da mulher sofre diversas transformações ao longo da gravidez. À medida que o bebê cresce e a barriga desponta, uma preocupação comum das gestantes é com a pele, que a cada mês vai se esticando. Além disso, é normal surgirem manchas, acnes e estrias durante a gravidez. Por isso, os cuidados dermatológicos são muitos importantes nessa fase.

Felizmente, com alguns cuidados preventivos e tratamentos seguros para a mãe e o bebê, é possível minimizar a maioria desses problemas. Quer entender mais sobre o assunto e conhecer algumas rotinas de autocuidado com a pele durante a gravidez? Então vamos lá!

3 cuidados dermatológicos na gravidez que são indispensáveis

1- Hidratação

A pele da mulher está em estiramento constante e progressivo durante a gravidez, por causa do crescimento do bebê. Por isso, é fundamental mantê-la hidratada para garantir essa elasticidade necessária e prevenir estrias. Algumas regiões pedem uma atenção especial, como seios, barriga, coxas, glúteos e flancos.

Quanto aos produtos, é importante ficar atenta àqueles que não são recomendados para gestantes. Opte por produtos que contenham em sua composição glicerina, manteiga de karité, óleo de amêndoas e óleos minerais.

A água termal também é uma excelente aliada da hidratação, assim como água mineral – que você deve ingerir em grandes quantidades ao longo do dia. 

2- Proteção solar

Outro cuidado essencial durante a gravidez é a fotoproteção. Portanto, usar protetor solar é indispensável, principalmente durante a gravidez para prevenir o melasma (manchas escuras na pele, muito comuns durante a gestação).  Além disso, previne o fotoenvelhecimento, ressecamento e câncer de pele.

Opte por produtos com FPS acima de 50 e de amplo espectro. É melhor optar pelo produto físico e não o protetor solar em cápsulas. Além do protetor, outra dica é apostar em barreiras físicas contra o sol, como chapéu, óculos escuros e guarda-sol, principalmente se for para a piscina, por exemplo.

3- Tratamento anti-idade e antiacne

Para manter a pele lisinha, viçosa e saudável, muitas mulheres recorrem a tratamentos anti-idade e antiacne. Durante a gravidez, é possível usar:

  • Ácido hialurônico;
  • Zinco;
  • Antioxidantes;
  • Vitamina C e E.

O que uma gestante não pode usar é Ácido Salicílico e Ácido Retinóico, pois a pele fica reativa a qualquer estímulo irritativo e aumenta a dilatação dos vasos, causando muita sensibilidade.

Atenção aos produtos indicados para grávidas

É preciso ter alguns cuidados dermatológicos na gravidez, principalmente quanto aos produtos utilizados na pele. Algumas substâncias podem ultrapassar a barreira placentária e causar alterações na formação do feto. Converse com seu médico sobre esse assunto e saiba o que é permitido ou não para essa fase. Sempre evite a automedicação ou auto prescrição de algum produto.

Gostou de saber um pouco mais sobre os cuidados dermatológicos na gravidez? Continue navegando no blog do Instituto Nascer e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.