Instituto Nascer

shutterstock-1428473366-ict998knfa

Cuidados para Gestantes na Praia

A gestante sente mais calor do que as mulheres que não estão grávidas. E as gestantes que passam pelo verão, adoram se refrescar na praia. Mas será que é seguro as mulheres grávidas freqüentarem a praia?

Tomando os cuidados necessários não existe problema nenhum. Muitas gestantes têm dúvidas sobre freqüentar à praia. Antes de ir a praia é ideal consultar o médico responsável e pedir autorização.

As grávidas podem sim freqüentar a praia sem problema algum, porém a gravidez não pode ser de risco e nem estar no último mês de gestação. Antes de sair viajar é necessário fazer alguns exames para se certificar de que está tudo bem com a mãe e o bebê.

Na praia é muito importante não avançar mar adentro e áreas bem profundas. Evitar essas áreas profundas para não precisar fazer esforços e nem cair por causa das ondas que carregam.

Recomenda-se que as gestantes fiquem na beira do mar e com a água batendo na altura dos joelhos.

Para não haver um choque da onda na região do abdômen é importante que a gestante fique de costas para as ondas. Geralmente durante o primeiro trimestre que é um período mais delicado da gravidez. Gestantes hipertensas e que estão no primeiro trimestre de gestação é ideal e obrigatório consultar o médico responsável pela sua gestação.
Exercícios na areia estão proibidos porque exigem esforço físico.

Mesmo que a gestante permaneça debaixo do guarda sol é preciso se cuidar, todo cuidado é pouco. É preciso usar um chapéu ou um boné para proteger o rosto, cabeça e couro cabeludo. Durante a gestação a pele da gestante fica mais sensível e suscetível por isso é comum aparecer manchas na pele do rosto, é ideal não ficar muito exposta ao sol.

É importante usar um protetor sol fator de fator 50. Usar protetor solar diminui o aparecimento das manchas e de queimaduras solares.

Não esqueça que é recomendado, principalmente para as gestantes ir para a praia na no horário entre as 10 e as 16 horas.

É muito importante se manter hidratada no verão, principalmente na praia.

Cuidar da alimentação é fundamental, ela deve ser leve, rica em frutinhas frescas e regada a muita água, água de coco, sucos naturais e picolés de frutas. Evite tomar água gaseificada e refrigerantes.

Cuidado com alimentos vendidos na praia, eles podem não ter sido conservado de maneira adequada o que aumenta muito o risco de alguma intolerância alimentar para gestantes.

O calor aumenta o inchaço. A temperatura alta dilata os vasos sanguíneos causando a dilatação. Para evitar que ocorra o inchaço o ideal é não permanecer muito tempo sentada e nem muito tempo de pé.
Faça caminhadas leves e diminua significativamente a quantidade de sal na comida.

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455

Conteúdos que você pode gostar:

Ainda não encontrou a informação que precisava?

Utilize a ferramenta de busca para encontrar o tema desejado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?