Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

Eu não posso garantir que você vai parir!

Imagem: Bruna Gil Fotografia

Eu não posso garantir que você vai parir. Nem tampouco que você vai gostar da experiência.

Não posso garantir que nenhuma intervenção será necessária. Se vai ser um parto tão rápido que não terá tempo de chegar ao hospital ou se vai ficar 3 dias em fase latente.

Não garanto que uma indução não será indicada, ou mesmo uma cesariana durante o processo. Não garanto que seu bebê não precise de oxigênio ao nascer nem que não vá para a UTI. Ou que você não tenha uma hemorragia pós-parto.

Não garanto o impossível: que eu vou parir por você. Mas farei o que estiver ao meu alcance para que tenha as melhores condições pra fazer o seu trabalho.

Não garanto que serei sua obstetra no dia do parto, imprevistos acontecem. E nenhuma relação de dependência será intencionalmente alimentada ao logo do pré-natal. O seu filho vai nascer, esteja eu lá ou não.

Não garanto que todo o seu plano de parto seja seguido. Até você mesma pode mudá-lo durante a caminhada.

Na verdade, não garanto quase nada. Não tenho esse poder!

Mas algumas coisas posso garantir: respeito, acolhimento, escolha informada, compartilhamento de decisões e assistência baseada em evidências científicas.

Também não acho que isso deveria ser uma vantagem, essas garantias são direito de toda mulher. Em qualquer lugar do mundo, seja no sistema público ou privado.

Apenas faço a minha parte (não sem falhas) para que isso se torne a realidade.

📍Texto: Obstetra Mayara Quadros Costa

📸 Foto: @brunagilfotografia na chegada da querida Érica em trabalho de parto na Maternidade NeoCenter.❤️

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455