Você sabia que para uma gravidez saudável, os exercícios físicos combinam muito bem? É isso mesmo! Manter-se ativa durante os três trimestres da gestação, promove uma maior disposição, menos inchaço e enjoos e diminuição das dores nas costas e nas articulações. Além disso, o ato de se exercitar previne doenças como o diabetes gestacional e a hipertensão arterial. E os benefícios não param por aí. Movimentar-se ajuda na hora do parto, visto que você terá um melhor preparo muscular, facilitando ainda a rápida recuperação no pós-parto.
EXERCÍCIOS FÍSICOS RECOMENDADOS NA GRAVIDEZ
O ideal é que a mulher procure iniciar a atividade física antes da gestação. Assim, quando engravidar, já estará adaptada e não haverá problema em continuá-la, desde que alguns ajustes sejam feitos (como os tipos de exercícios e o tempo de treino).
As atividades de alongamento e aeróbicas, em que são movimentados grandes músculos do corpo, são as mais indicadas para serem realizadas durante a gravidez. Conheça algumas:
– Caminhada;
– Alongamento;
– Pilates;
– Natação;
– Ioga.
TEMPO E FREQUÊNCIA IDEAIS
A maioria dos especialistas recomenda que as mulheres grávidas se exercitem por cerca de 150 minutos semanais, com intensidade moderada.
A prática de atividades físicas aeróbica é indicada durante toda a gestação, com um programa específico para cada mulher, de acordo com o período da gestacional em que ela se encontra e com suas condições de saúde. Então, nunca deixe de consultar o seu médico!
MODALIDADES NÃO RECOMENDADAS DURANTE A GRAVIDEZ
O plano de atividades recomendado para cada gestante deve ser personalizado, levando em consideração se a mulher já praticava exercícios regularmente e, também, as condições clínicas da gravidez. Mas, de modo geral, algumas modalidades não são recomendadas, como:
– Boxe;
– Paraquedismo;
– Surf;
– Ciclismo;
– Mergulho;
– Ginástica olímpica.
CUIDADOS IMPORTANTES
A gestante deve ser orientada por um profissional da área antes de iniciar a prática de exercícios físicos ou dar continuidade aos seus treinos diários. Além de procurar o acompanhamento especializado, a mulher deve, ainda, seguir algumas recomendações, como:
– Respeitar os seus limites e ouvir os sinais do seu corpo;
– Alimentar-se, sempre, antes de realizar qualquer atividade física;
– Beber muita água antes, durante e após os treinos;
– Usar roupas confortáveis e sutiã esportivo;
-Estar atenta a sinais como: contrações uterinas, tonturas, sensação de desmaio, palpitações e cansaço excessivo.
No Instituto Nascer, você pode contar com acompanhamento especializado com educadora física e fisioterapeuta desde o início da gestação. Se quiser saber mais e usufruir destes recursos, entre em contato conosco, estamos sempre prontos para ajudar você e sua família!
Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.