Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

MAMADAS NOTURNAS E A DEFINIÇÃO DE UMA ROTINA PARA O BEBÊ

MAMADAS NOTURNAS E A DEFINIÇÃO DE UMA ROTINA PARA O BEBÊ

É inquestionável que amamentação fortalece imensamente o vínculo entre a mãe e o bebê, mas isso não significa que o momento não terá desafios e dúvidas a serem superadas. Uma das mais comuns entre as mães, principalmente aquelas de primeira viagem, é sobre as mamadas noturnas e a definição de uma rotina para o bebê.

Como saber se o choro noturno é fome? Devo acordar meu bebê de madrugada para mamar? Até quando isso deve acontecer? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto e como se adaptar a essa nova realidade da família.

Amamentar durante a noite traz benefícios?

É durante a madrugada que ocorre a maior produção de leite materno, principalmente quando as mamas são estimuladas. Dessa forma, o corpo vai se preparando para ter a quantidade de leite suficiente para amamentar o bebê no dia seguinte.

Quando a mãe opta por não amamentar à noite, pode acontecer da produção de leite cair gradualmente, causando muitas vezes frustração para mãe e prejuízo para o bebê.

O leite das mamadas noturnas é muito rico em melatonina, o hormônio do sono. Ele não é produzido pelo bebê no início da sua vida e, por isso, recebê-lo da mãe pelo leite vai ajudá-lo a estabelecer melhor um ritmo de sono, aprender a diferenciar o dia da noite e poder dormir longos períodos à noite. 

E como fica a rotina do bebê?

Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Normalmente, após os 6 meses, quando a criança está com bom desenvolvimento, já não há mais a necessidade das mamadas noturnas. Para gradualmente ir eliminando esse hábito, é importante que a mãe promova ações de indução do sono.

Todos associam certas ações ao adormecer. Dormir mamando pode ser uma delas, assim como dormir sendo balançado ou dormir no carro. Assim, em vez da mamadeira, o ideal é criar um ritual do sono que inclua novos costumes.

Quer saber mais sobre amamentação e mamadas noturnas, assim como tirar outras dúvidas relacionadas a este período tão importante na vida de uma mulher? Continue navegando no blog ou conheça nosso curso de aleitamento materno e cuidados com o bebê!