NUTRIÇÃO GESTACIONAL: COMO MANTER A ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE EM DIA?

Em surpreendente velocidade de desenvolvimento, o bebê causa profundos impactos nas necessidades nutricionais da mãe. Além disso, ele também altera o comportamento alimentar da mulher, como apetite, paladar e preferências por determinados alimentos. Outro fator que impacta a nutrição gestacional é a perda ou o excesso de peso. Tal fator pode trazer prejuízos tanto para a saúde da criança quanto da mãe, como o desenvolvimento do diabetes gestacional. Sendo assim, é importante contar com um acompanhamento nutricional durante a gravidez.

NUTRIÇÃO GESTACIONAL

Os nove meses de gestação exigem uma alimentação equilibrada, contemplando todos os grupos alimentares. Mas isso não significa comer em excesso, ou “comer por dois”. No entanto, em determinados períodos, o consumo de certos nutrientes deve ser reforçado para garantir a saúde do bebê e da futura mamãe.

É nesse período, portanto, que a alimentação precisa ser selecionada e muito mais balanceada. Alimentos que possuem ácido fólico, vitaminas C e D, cálcio, proteínas e carboidratos devem ser mais consumidos em fases específicas da gravidez, como nos primeiros meses.

TRATAMENTOS E CUIDADOS

O ideal é que a grávida inicie os cuidados com a alimentação ainda no primeiro trimestre. Assim, as consultas periódicas com o nutricionista durante a gravidez buscarão, adequar a alimentação da gestante e minimizar situações adversas que podem aparecer durante a gestação, como: enjoos, azias e inchaços.

No Instituto Nascer, quem cuida das mamães é a nutricionista Caroline Fernandes. E nossa nutricionista também está preparada para atender a mãe após o parto, quando dois aspectos ganham importância: aporte nutricional suficiente para uma boa amamentação e breve retorno ao peso ideal.

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.

NUTRIÇÃO GESTACIONAL: COMO MANTER A ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE EM DIA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo