Instituto Nascer

1R6__6692

O que é a Fase Latente do Trabalho de Parto?

O trabalho de parto é único, diferente para cada mulher, para cada binômio mãe-bebê. Algumas vezes ele pode ser precedido por uma espécie de “aquecimento”, que chamamos de “fase latente”. Se imaginarmos o trabalho de parto como uma fogueira que se acende, a fase latente é aquela fase em que estamos colocando a lenha lentamente e tentando fazer o fogo acender. Pode ser rápido, mas pode demorar.

✔️Todas as mulheres têm fase latente?
Não! Há partos que já se iniciam na fase ativa, que é quanto as contrações são rítmicas e regulares e a dilatação do colo do útero evolui dentro de um padrão.

✔️Quanto tempo dura a fase latente?
Extremamente variável. Pode durar horas ou dias.

✔️ O que irei sentir na fase latente?
Na fase latente a mulher sente contrações leves, sem ritmo definido, com intervalo que pode variar de 5 a 10 minutos ou mais entre elas. É possível caminhar, conversar, deitar, até dormir. É comum sentir um desejo imenso de arrumar a casa, arrumar as coisas do bebê, estocar comida, organizar coisas. A mulher também pode sentir muita energia e libido nesta fase. Entretanto, como é uma fase de muita sensibilidade, neste momento pode vir uma sensação angústia, choro fácil, insegurança.

✔️O que devo fazer na fase latente?

  1. Siga seu coração. Deixe a felicidade entrar e desligue o racional. Não crie expectativas de que o trabalho de parto irá chegar logo, brinque de fingir que não vai entrar em trabalho de parto, porque assim a ansiedade diminui.
  2. Desligue, também, o celular. Pare de dar satisfação às pessoas que, ansiosamente, aguardam a chegada do seu bebê. Ele precisa muito de você neste momento de passagem, que está se aproximando. Os outros podem (e devem) esperar.
  3. Faça alguma coisa que te dê prazer e relaxamento. SIM, PODE NAMORAR! Entrar em conexão com o homem que você ama, se sentir amada, querida, sentir prazer e liberar OCITOCINA é excelente para entrar num trabalho de parto plena.
  4. Descanse! Se você estiver cansada, precisa recuperar energias para gastar no trabalho de parto. Diminua a luminosidade e os estímulos, deite, coloque uma música relaxante.
  5. Use analgésicos, naturais ou farmacológicos. Um banho morno pode ser analgésico, massagens (que tal uma massagem no Spa® do Instituto Nascer?)
  6. Chore. Deixe as lágrimas rolarem. Sente na frente do espelho e conte para ele tudo o que te traz medo. Coloque para fora o que precisa sair, xingue quem você deseja xingar. Se possível, telefone para sua DOULA, marque um encontro e abra seu coração. O choro também estimula a liberação de OCITOCINA.
  7. Festeje a chegada do seu bebê. Encare este momento com um momento de alegria, de celebração.

Hemmerson Magioni, Médico Obstetra, Fundador e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455.

Conteúdos que você pode gostar:

Ainda não encontrou a informação que precisava?

Utilize a ferramenta de busca para encontrar o tema desejado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?