O trabalho de parto é único, diferente para cada mulher, para cada binômio mãe-bebê. Algumas vezes ele pode ser precedido por uma espécie de “aquecimento”, que chamamos de “fase latente”. Se imaginarmos o trabalho de parto como uma fogueira que se acende, a fase latente é aquela fase em que estamos colocando a lenha lentamente e tentando fazer o fogo acender. Pode ser rápido, mas pode demorar.
✔️Todas as mulheres têm fase latente?
Não! Há partos que já se iniciam na fase ativa, que é quanto as contrações são rítmicas e regulares e a dilatação do colo do útero evolui dentro de um padrão.
✔️Quanto tempo dura a fase latente?
Extremamente variável. Pode durar horas ou dias.
✔️ O que irei sentir na fase latente?
Na fase latente a mulher sente contrações leves, sem ritmo definido, com intervalo que pode variar de 5 a 10 minutos ou mais entre elas. É possível caminhar, conversar, deitar, até dormir. É comum sentir um desejo imenso de arrumar a casa, arrumar as coisas do bebê, estocar comida, organizar coisas. A mulher também pode sentir muita energia e libido nesta fase. Entretanto, como é uma fase de muita sensibilidade, neste momento pode vir uma sensação angústia, choro fácil, insegurança.
✔️O que devo fazer na fase latente?
- Siga seu coração. Deixe a felicidade entrar e desligue o racional. Não crie expectativas de que o trabalho de parto irá chegar logo, brinque de fingir que não vai entrar em trabalho de parto, porque assim a ansiedade diminui.
- Desligue, também, o celular. Pare de dar satisfação às pessoas que, ansiosamente, aguardam a chegada do seu bebê. Ele precisa muito de você neste momento de passagem, que está se aproximando. Os outros podem (e devem) esperar.
- Faça alguma coisa que te dê prazer e relaxamento. SIM, PODE NAMORAR! Entrar em conexão com o homem que você ama, se sentir amada, querida, sentir prazer e liberar OCITOCINA é excelente para entrar num trabalho de parto plena.
- Descanse! Se você estiver cansada, precisa recuperar energias para gastar no trabalho de parto. Diminua a luminosidade e os estímulos, deite, coloque uma música relaxante.
- Use analgésicos, naturais ou farmacológicos. Um banho morno pode ser analgésico, massagens (que tal uma massagem no Spa® do Instituto Nascer?)
- Chore. Deixe as lágrimas rolarem. Sente na frente do espelho e conte para ele tudo o que te traz medo. Coloque para fora o que precisa sair, xingue quem você deseja xingar. Se possível, telefone para sua DOULA, marque um encontro e abra seu coração. O choro também estimula a liberação de OCITOCINA.
- Festeje a chegada do seu bebê. Encare este momento com um momento de alegria, de celebração.
Hemmerson Magioni, Médico Obstetra, Fundador e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455.