Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

O QUE É A GOLDEN HOUR E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

O QUE É A GOLDEN HOUR E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

Você já ouviu falar sobre “golden hour”? Talvez não em inglês, mas traduzindo, o termo significa “hora de ouro” e representa a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido após os nove meses de expectativa. A hora de ouro é um dos momentos mais esperados entre mamãe e bebê e o melhor, se faz muito importante por toda a vida.

O contato com a mãe no aconchego de seus braços, sentir seu cheiro e seus batimentos cardíacos, ajudam o bebê nesta transição do útero para o mundo aqui fora, já que se configuram como ambientes tão distintos.

CONTATO

Ter o filho nos braços é um dos momentos mais aguardados no pós-parto. Sentir o toque, o cheiro e estabelecer o primeiro contato físico após meses de espera é sinônimo de reconhecimento, aconchego e segurança. Neste momento, o corpo da mãe passa por mudanças, até mesmo hormonais e, o chamado instinto materno, de cuidar, proteger e cuidar é despertado. O vínculo é estabelecido pelo tato e afeto. Por isso, os bebês saudáveis são colocados sobre o peito da mãe em seguida do nascimento.

AMAMENTAÇÃO

Uma das principais características da golden hour é a amamentação na primeira hora de vida. O colostro, líquido amarelado que desce antes do leite, é muito rico em anticorpos e nutrientes. Nesse momento, o bebê está alerta e com os estímulos de sucção aguçados, criando o momento perfeito para que ele conheça a mãe e crie o primeiro vínculo com ela por meio da amamentação.

Após essa primeira mamada, o bebê costuma entrar em um sono profundo que pode durar de 8 a 12 horas.  E não se esqueça, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que a amamentação ocorra, de forma exclusiva, desde esse momento até o sexto mês.

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.