Nós fomos treinados, mesmo para um parto normal, em colocar a mulher deitada em posição litotômica. Entretanto, apresar de ser mais cômoda para a equipe, essa talvez seja a pior posição para a mulher e o bebê! Além de ir menos sangue oxigenado para o bebê, a força da gravidade atua contra a expulsão ao pressionar a coluna ao invés do períneo. Assim, o parto que era para ser normal, já começa difícil.
Então, como podemos ajudar a mulher a ter um parto normal de maneira mais inteligente? Simples! Mas movimentação e troca de posições ao longo do parto.
Para maximizar os benefícios do parto normal, escolha um ambiente que permita uma livre movimentação.
Considera o auxílio de uma Doula ou Enfermeira Obstetra.
Em seguida incentive que ela tente essas alternativas: Se estiver deitada, mude para posição de lado, de joelhos ou de quatro apoios, que tornam as contrações mais eficazes. Descendo da cama, caminhar pelo quarto, diminui a dor das contrações. A posição de pé, levante agachada e com suporte, auxilia o bebê a descer. Descansar na banheira ajuda a relaxar e prepara para o período expulsivo! A posição de cócoras ou no banquinho amplia a bacia e é perfeita para a saída do bebê!
Lembre-se! Essas são apenas algumas possibilidades! O importante é, com tranquilidade e confiança, incentiva-lá a se movimentar e a explorar as melhores posições para cada momento do seu parto!
Ajude a mulher a se entregar a experiência e recuperar sua força e capacidade de parir!
Vídeo e Texto do Obstetra Dr. Alberto Guimarães com pequenas adaptações do Obstetra Hemmerson Magioni, Médico Obstetra. Fundador e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455.