Relato de Parto – Isiane Durso
SOBRE O RELATO DE GRAVIDEZ E PARTO – NASCIMENTO DA BEATRIZ
Sempre sonhei ser mãe, eu e meu marido Flávio resolvemos que queríamos ter filho e formar uma família.
No dia 02/05/2019, eu parei de usar o adesivo Evra e comecei a tomar o ácido fólico. Demorou um ano e quatro meses para eu engravidar e conforme minha médica Dra Rívia Lamaita disse foi o tempo normal.
Então, minha menstruação atrasou cinco dias, fiz o teste de gravidez deu negativo e fiquei tristinha rsrs. Aí deixei rolar, foi passando uns meses e no mês de setembro de 2020 minha menstruação atrasou novamente, estávamos em Tiradentes curtindo o feriado de 07 de setembro. Fiquei ansiosa para chegar em casa e fazer o teste. Chegando em casa fui direto para o banheiro e fiz o teste, contando os segundos, ansiosa, torcendo, deu POSITIVOOO “Grávida + 3”, chorei muito de tanta felicidade e gritei sem voz pro meu marido não ouvir rsrs… Não tomei banho direito, pois foi o banho rapidinho e agitado rsrs… Estava sem acreditar, preparei a surpresa pro meu marido, ele ficou muito emocionado e muito feliz com a notícia. Amou a surpresa e foi a melhor notícia em nossas vidas! Aí chamamos a família para contar a notícia e todos ficaram muito emocionados. No outro dia, fui fazer o exame de sangue, foi confirmado que eu estava grávida de cinco semanas.
Uma semana depois, dei a notícia para minha ginecologista e ela ficou muito feliz. Fomos ao consultório, conversei com ela sobre parto, hospital, plano de saúde e etc. Infelizmente ela não trabalha com parto aí lembrei do Instituto Nascer que eu via muito quando passava em frente da clínica, já tinha pesquisado sobre o Instituto Nascer antes de engravidar, apaixonei com tudo e fiquei doida para conhecer rsrs. Era meu sonho fazer o parto natural… Mostrei tudo sobre parto natural pro meu marido, no início ele estranhou, mas pesquisou muito e foi ouvindo as lives postadas do IN no Instagram e gostou muito. Marcamos a consulta com ginecologista obstetra Dr Hemmerson e adoravamos. Aí fiz o pré natal com ele, eu estava com sete semanas de gravidez, fiz o ultrassom obstétrico senti o coraçãozinho pela primeira vez da Beatriz com as minhas mãos sentindo a vibração, eu e o meu marido ficamos muito emocionados. Com quinze semanas fizemos o ultrassom para saber o sexo do bebê, mas estava com pernas fechadas e marcamos o próximo ultrassom de dezessete semanas e descobrimos que era uma mocinha pela Dra Luana e ficamos muito felizes. Fomos almoçar em um restaurante especial para comemorar rsrs…
Fizemos o curso de preparação do parto, quando conhecemos a enfermeira obstetra Dra Karine. Marcamos a consulta para conhecer a doula Lena e escolhi elas para realizar o meu sonho de ter um parto natural.
Com trinta e sete semanas de gravidez (sete meses), eu descobri que estava com diabetes gestacional e fiquei tristinha, mas controlei a glicemia com mudança na minha alimentação e graças a Deus não precisei usar insulina. Durante a gestação eu engordei só 4kg, foi uma gestação muito tranquila. O que eu mais gostava era sentir ela mexendo na minha barriga rsrs… Não tive enjôos e vomito no início nem durante a gestação, só tive azia de vez em quando. O Dr Hemmerson até brincou dizendo que eu podia ter seis filhos por causa da minha boa saúde, graças a Deus.
Com trinta e oito semanas e quatro dias (9 meses), no dia 29/04/2021 na consulta de fisioterapia a Dra Renata foi me avaliar, fez a massagem perineal e me informou que a Beatriz estava muito baixa e ficamos assustados e surpresos rsrs… Já tínhamos a consulta marcada de pré natal com Dr Hemmerson e quando ele me examinou, disse que já estava com três centímetros (3cm) de dilatação e ficamos muito felizes que a Beatriz já estava quase chegando. Como nós moramos na Serra do Cipó, o Dr Hemmerson recomendou que a gente ficasse em BH porque ela podia nascer a qualquer momento. A sorte que já estávamos com as malas prontas e até o bebê conforto instalado no carro rsrs. Então decidimos dormir uma noite no hotel e no outro dia 30/04/2021 ir embora para Cipó, mas na madrugada eu senti contrações leves e dor na lombar, achamos que a Beatriz ia nascer neste dia só que foi alarme falso rsrs. Então resolvemos continuar em BH até o dia dela nascer. Fiz o chá de bençãos com a doula Lena e junto com as outras grávidas e foi muito bom. Meus pais foram ficar com a gente e passamos o final de semana juntos em BH curtindo, foi ótimo.
No dia 03/05/2021 com trinta e nove semanas e um dia, tínhamos duas consultas marcadas pré-natal/ fisioterapia, nós fomos primeiro na fisioterapia me examinou e tudo e depois fomos ao pré natal, me examinou e informou que eu estava com quatro para cinco centímetros de dilatação. Ele conversou muito com a gente para tomar decisão e tínhamos três opções para escolher: descolamento de membrana ou ir embora para cipó e voltar no dia 09/05/2021 para induzir o parto, pois já completaria 40 semanas. Então eu e o meu marido conversamos e tomamos a decisão de descolar a membrana neste dia 03/05/2021, pois ficamos receosos de ir para casa e ter que pegar estrada sentindo dor. O Dr Hemmerson me examinou novamente, fez o descolamento, deu tudo certo e recomendou para eu fazer massagens naturais e acupuntura. Continuamos aguardando…
No dia 04/05/2021 com 39 semanas e 02 dias, de manhã eu e minha mãe fomos caminhar, rezamos na igreja Nossa Senhora de Fátima da Praça Assembleia e fomos ao shopping almoçar. Depois do almoço fui fazer a massagem/ acupuntura no IN, acordei e sai de lá com corpo mais relaxado. Ao anoitecer, tomei o banho, assisti a TV e comi um lanche leve, e fui dormir.
Na madrugada, eu senti umas contrações leves, dormia, acordava inúmeras vezes, fui ao banheiro algumas vezes e saiu o tampão. Pedi o meu marido para fazer massagem nas costas porque tava sentindo muita dor. Umas 5h da manhã, o sol nascendo, sem eu pedir o meu marido começou a contar as contrações que já estavam cada vez mais fortes e ritmadas. Começaram de 10 em 10 minutos e foi diminuindo para 5 em 5 minutos. Meu marido acordou a minha mãe dizendo “chegou a hora” e levou susto, tadinha. As contrações continuaram mais fortes, meu marido ligou para a equipe e mandou mensagem no grupo criado por nós no WhatsApp. A Lena pediu pra eu ficar no chuveiro 30min, fiz vários exercícios que eu aprendi com a fisioterapeuta Ana Paula. Levantei e me arrumei, esperamos a enfermeira obstetra Karine e a doula Lena no apartamento. Elas chegaram e falaram assim “Calma gente, não está na hora de ir pro hospital ” e nós rimos rsrs aí eu tirei roupa, a enfermeira Karine foi me avaliar e informou que eu estava com seis para sete centímetros de dilatação. Elas tomaram café tranquilamente e eu comi salada de frutas ao mesmo tempo sentindo as contrações. Fui pro chuveiro mais uma vez e as contrações continuavam, fiquei respirando e falando “aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa”. As 9h e pouca preparamos para irmos pro hospital. Eu e a Lena fomos no banco de trás, a Lena sempre fazendo massagem. As 10h chegamos ao hospital.
Dr Hemmerson já estava me aguardando na suíte de parto. Iniciamos o trabalho na banheira quentinha, sentia contração e relaxava… As fotografas Bruna e Lidia registrando todos momentos. Fiquei um bom tempo na banheira, no chuveiro, na bola de pilates e etc.
Quando a Lena foi fazer uma pausa, senti falta dela, chegaram as próximas contrações e gritei “Lenaaaaaaaaaaaaaaaa” umas 3x mesmo meu marido e minha mãe estavam me apoiando rsrs. A Karine falou que está acabando e fui fazendo exercícios antes entrar na água de novo. Eu só pensava em cada uma das contrações indo embora e vindo de novo. Eu sentia que a Beatriz estava cada vez mais próxima de nós. Já estava exausta, perdi a força e pedi a anestesia. E eles me falaram: “Não tem mais jeito porque já está com 10 centímetros!”. A Lena ficou me falando cada fase, pediu para eu colocar o dedo na cabecinha da Beatriz e foi muito emocionante senti-la tão próximo, sensação maravilhosa e inexplicável. Sai da banheira porque estava sentindo frio e fui para a banqueta. Nessa hora pensei: vou fazer toda a força para ela nascer logo! Mais algumas forças, no meio das contrações, a Karine tirou a foto da cabecinha da Beatriz para me mostrar, eu não quis ver porque eu tava concentrada para próxima. O Hemmerson filmou o pôr do sol e trouxe pra eu ver, porque minha mãe falou que eu amo o pôr do sol. Foi o pôr do sol mais lindo da minha vida naquele momento explosivo/ sentindo as contrações ao mesmo tempo. As forças foram diminuindo, ainda senti mais umas três contrações e então senti ela descendo lentamente pelo meu corpo sem dor. Meu marido estava atrás de mim me apoiando, me dando força, a cabecinha dela saiu, logo foi o restante do corpinho desceu lindamente para as mãos da Dra Karine e do Dr Hemmerson. Colocaram ela no meu colo, chorando e olhando pra mim. Eu disse a ela, “chora não filha” várias vezes de tanta emoção.
O amor da minha vida, Beatriz, chegou e estava ali no meu colo me olhando no olhos!
Ela ficou comigo tempão em meus braços, mamou, cordão parou de pulsar, placenta saiu e o meu marido cortou o cordão.
Foi incrível! Me senti forte, orgulhosa e realizada. Foram 7h de trabalho de parto com direito a tomar água de coco e comer os melhores morangos do mundo.
Às 17h37min no pôr do sol do dia 5 de Maio de 2021 nasceu a nossa pequena princesinha Bia, com 3.313kg e 49cm em um parto natural, na banqueta e com laceração espontâneo. Enfim, a experiência muito mais forte que eu imaginei. A chegada da Beatriz transformou completamente a nossa vida e mostrou uma força que não sabia que eu tinha. É uma memória que guardaremos com muito carinho para vida toda.
Gratidão a Deus por ter me dado forças, por meu marido que me acompanhou em todas as consultas, ultrassons e ficou do meu lado durante todo o parto e por minha mãe que me deu apoio e carinho. Agradeço a toda equipe que me fizeram mais forte, mais confiante e mais segura.
Orgulho de mim, do meu marido e da minha filha Beatriz.
Durante todo o pré natal fomos muito bem recepcionados pela equipe do IN, realmente o trabalho deles fez a diferença. Tinham todo cuidado comigo desde a minha chegada na recepção, uso de mascaras que facilitassem minha comunicação, cuidado no agendamento das consultas, carinho das recepcionistas, massagistas, médias ou seja, o atendimento é realmente personalizado, diferenciado e humanizado. Obrigada por tanto!