Após o nascimento do bebê, são realizados inúmeros exames e testes, a fim de garantir a saúde e bem-estar da criança logo em seus primeiros dias de vida. Os procedimentos são chamados de triagem neonatal. Mas o que muitos pais não sabem é que, além do conhecido teste do pezinho, outros dois exames são fundamentais e devem ser realizados com um fonoaudiólogo. É o teste da orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) e o teste da linguinha (Avaliação de Frênulo Lingual). Com esses exames, é possível detectar alterações congênitas precocemente.
TESTE DA ORELHINHA
Realizado, preferencialmente, no primeiro mês de vida, o teste da orelhinha é feito para avaliar a audição do bebê. Ele é um exame rápido e indolor, feito enquanto o bebê dorme, já que o aparelho utilizado no procedimento é muito sensível e qualquer movimento ou ruídos podem interferir no resultado do exame.
TESTE DA LINGUINHA
O teste da linguinha avalia se o frênulo lingual está interferindo nos movimentos da língua. Isso pode prejudicar a amamentação e, depois, impactar negativamente o desenvolvimento da fala e o processo de transição alimentar. Com esse exame é possível diagnosticar precocemente o problema e assim propor um tratamento.
DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL
O Instituto Nascer acredita que uma família bem orientada terá mais facilidade em identificar fatores que podem comprometer o desenvolvimento da linguagem e da fala. Por isso, uma consultoria sobre o desenvolvimento da audição, fala e linguagem do bebê é oferecida no momento da realização dos testes.
Além da triagem neonatal, o atendimento no Instituto inclui outras demandas fonoaudiológicas, como avaliações e reavaliações do desenvolvimento auditivo e linguístico, acompanhamento/terapia de alterações na fala, linguagem e audição e consultoria em transição alimentar e desenvolvimento linguístico e auditivo.
O ideal é que tanto o teste da orelhinha quanto o da linguinha sejam realizados nos primeiros dias de vida. No entanto, nada impede que um bebê maior seja encaminhado, a qualquer momento, para a realização dos exames.
Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.