Controlar a ansiedade para saber se o sonho de ter filhos está se concretizando é uma das tarefas mais difíceis para os pais tentantes. A curiosidade em saber se o positivo está a caminho faz com que a maioria busque por diversos tipos de testes de gravidez. Mas afinal, quais deles são recomendados e funcionam de verdade? Se essa é a sua dúvida, continue a leitura deste post.
COMO OS TESTES DE GRAVIDEZ FUNCIONAM?
Os testes de gravidez buscam detectar o que chamamos de “hormônio da gravidez”, que na verdade é a gonadotrofina coriônica humana (HCG). A substância começa a ser produzida logo quando o óvulo é fertilizado e, depois, pela placenta. Sendo assim, pequenas doses de HCG começam a aparecer entre seis a oito dias antes do atraso do período menstrual. Dessa forma, os testes podem ser realizados já nas semanas iniciais da gestação.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE TESTES?
Há, presente no mercado, diversos tipos de testes de gravidez. Por isso, a maioria tem dúvida sobre qual escolher. Para facilitar a escolha, fizemos uma lista com os dois principais testes e que podem te ajudar a ter a resposta que tanto busca. Preparada? Então confira!
– Testes de farmácia: eles são conhecidos pela praticidade, principalmente em um primeiro momento de dúvida. O exame de farmácia funciona medindo a presença de hormônio HCG na urina. A vantagem desse teste é que ele pode ser encontrado facilmente e não precisa de pedido médico para comprar.
Mas atenção: de acordo com especialistas, deve-se esperar um tempo de pelo menos 15 dias após a relação sexual para realizar o teste de gravidez. Isso porque, se feito de forma precoce, pode acarretar um falso negativo.
– Exame de sangue: esse tipo de exame requer pedido médico. Por isso, a mulher deve procurar o seu ginecologista de confiança. A partir de uma amostra de sangue da paciente, a taxa hormonal beta-HCG será medida. O exame de sangue também se configura como um pouco mais preciso (99%) que o de urina, pois consegue avaliar a partir de uma taxa de cinco mlU/ml.
E nos casos em que a gravidez já esteja um pouco avançada, o exame de imagem (ultrassonografia) é a mais indicada. Com ele o médico possui a capacidade de avaliar como está a formação do bebê, o seu tamanho, se está realmente dentro do útero e se há mais de um bebê. Além disso, de todos os exames, esse é o que dá mais precisão no resultado, justamente pela imagem mostrada.
Agora é só escolher o seu teste e esperar pela ótima notícia de que vem bebê a bordo!
Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.