ULTRASSOM NA GRAVIDEZ: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS?

Ver a imagem do bebê é um desejo das mamães e papais logo nas primeiras semanas da gravidez. Saber como ele está, qual é o sexo, peso, altura e até com quem se parece, gera um misto de ansiedade e felicidade no casal gestante. Por isso, realizar os exames de ultrassom faz parte de um dos momentos mais especiais da gravidez. Mas a importância do ultrassom vai além: é por meio dele que o obstetra consegue acompanhar todo o desenvolvimento do bebê ao longo dos meses, sendo, portanto, indispensável no pré-natal.

O ultrassom pode ser realizado repetidamente durante a gestação, mas não é necessário em todas as consultas com o obstetra. Por isso, existem diferentes tipos de ultrassom, que vão sendo realizados de acordo com a idade gestacional. Conheça os principais:

ULTRASSOM OBSTÉTRICO ENDOVAGINAL (1º TRIMESTRE):

O primeiro exame de ultrassom deve ser feito, preferencialmente, entre a 8ª e a 12ª semana da gestação. Entre os objetivos estão: verificar a idade gestacional e a quantidade de embriões (se é uma gestação múltipla). Esse exame é muito importante para confirmar o tempo de vida do bebê, seu tamanho e assim definir as condutas médicas até o parto.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO COM MEDIDA DA TRANSLUCÊNCIA NUCAL:

É realizado também no primeiro trimestre gestacional. Esse tipo de ultrassom é muito importante para rastrear o risco de o bebê ter doenças genéticas ou alterações estruturais em seu organismo. Esse exame é capaz de detectar, por exemplo, a Síndrome de Down.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:

Esse tipo de ultrassom deve ser realizado, geralmente, no segundo trimestre da gravidez. Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

ULTRASSOM NA RETA FINAL DA GRAVIDEZ:

No terceiro trimestre a ultrassonografia serve para acompanhar a taxa de crescimento do bebê, a sua vitalidade e posição dentro do útero e, também, quantidade de líquido amniótico presente.

IN SONNAR:

O Instituto Nascer oferece os serviços de ultrassonografia ginecológica e obstétrica dentro do núcleo IN Sonar. O setor é coordenado pela Dra. Dalila Magioni, especialista em medicina fetal. Para os pacientes que fazem parte do Programa de Assistência Integral (PAI), o núcleo de ultrassonografia funciona 24 horas. Se quiser saber mais e usufruir destes recursos, entre em contato com o Instituto Nascer, estamos sempre prontos para ajudar você e sua família!

Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto. 

ULTRASSOM NA GRAVIDEZ: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo