Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

UNICEF – “As mulheres precisam acreditar que são capazes de parir”

Foto: Bruna Gil Fotografia

Esperar o trabalho de parto é importante para a mãe, para o bebê e para a vida toda. Esse é o foco da campanha “Quem Espera, Espera”, desenvolvida pela McGarryBowen, lançada nacionalmente pelo UNICEF. A proposta é sensibilizar os brasileiros, especialmente mulheres e familiares, sobre os benefícios do trabalho de parto e do parto humanizado.

Não confunda: parto humanizado não é sinônimo de parto normal. Defender o parto humanizado é lutar pelo direito da mulher de ter o poder de decisão e participar do processo de escolhas durante a espera e chegada do seu bebê. Os direitos do parto humanizado são baseados em evidências científicas com foco nos direitos humanos.

A Campanha do UNICEF “Quem espera, espera”, pretende discutir sobre o parto normal e cesárea, trazendo informações para as mulheres sobre os benefícios e riscos de cada um. O assunto é muito polarizado, de um lado estão os defensores da cesariana do outro parto normal. Estudos científicos apontam que no começo da gravidez as mães pretendem caminhar para o parto normal, mas ao longo da gestação, quando já cansadas e nervosas, elas mudam de ideia.

Os números falam por si. No Brasil a cada 100 partos 57% são cesariana, segundo dados do UNICEF. A recomendação oficial da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de que as cesáreas sejam de apenas 15% dos partos. No início da gestação 72% das mulheres desejam ter um parto normal, mas no final, na rede pública apenas 57% conseguem, já na rede privada só 21%, apontam estudos. As mulheres que não tem risco algum durante a gravidez deveriam estar no topo de estatística para parto normal, mas entre elas 73,3% são cesáreas.

No Instituto Nascer acreditamos que as mulheres devem ter sempre o direito de escolha durante a gestação e na hora do parto. Além de fácil acesso a tudo que for necessário para que o seu filho venha para o mundo forte e saudável. Essa linda campanha da UNICEF traz informações importantes para uma experiência positiva do parto, e traz como porta-voz a Atriz Heloísa Périssé. Assista abaixo o vídeo da campanha.

Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455

*Fontes: Campanha “Quem Espera, Espera” da UNICEF / Portal Pais&Filhos