Curso

Versão
Cefálica
Externa

Mas o que é
Versão Cefálica
Externa (VCE)?

A Versão Cefálica Externa (VCE) consiste na
manobra de reposicionar o bebê que se encontra
em apresentação pélvica (sentado), virando-o
dentro da barriga a partir de movimentos manuais
e pressão no abdome materno.

Trata-se de um procedimento médico não invasivo
e monitorado, que aumenta as chances de um parto
normal com o bebê em apresentação cefálica.

A VCE vem ressurgindo nos últimos 20 anos devido
à inúmeras publicações científicas que comprovam
sua segurança e uma taxa de sucesso elevada.

Ministrado por um
dos pioneiros em
VCE no Brasil!

Obstetra

Dr. Hemmerson Magioni

CRM - MG 34455

Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer, com 10 anos de experiência em VCE e uma taxa de sucesso de 79% nas manobras realizadas, 21% acima da média mundial registrada pela OMS (58%).

+ anos

de experiência em
manobras de VCE

+ 0

Versões Cefálicas
Externas realizadas.

0 %

de sucesso nas
VCES realizadas

Aula prática em
modelo exclusivo!

O curso engloba conteúdos teóricos e treinamento prático da manobra de  Versão Cefálica Externa em um simulador realista de gestante, modelo único no Brasil e exclusivo do Instituto  Nascer! Além da simulação no dia do curso, o participante terá direito a 6 meses de  Mentoria online e a possibilidade de acompanhar  presencialmente 2 VCEs realizados no Instituto Nascer.

TEORIA

Entenda o que é VCE, como calcular a probabilidade de sucesso e benefícios de oferecer o serviço.

PRÁTICA

Pratique suas habilidades e técnicas da VCE no único manequim realista do Brasil.

MENTORIA

Revise o conteúdo, tire dúvida e conte com o apoio remoto do Dr. Hemmerson durante 6 meses.

IMERSÃO

Acompanha, de
forma presencial,
duas manobras de
VCE realizadas no
Instituto Nascer.

Para quem é o
curso de Versão
Cefálica Externa?

Conteúdo criado pelo Instituto Nascer, referência em assistência obstétrica Humanizada no Brasil, e direcionado exclusivamente para Médicos Obstetras e Médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia.

O curso é presencial, realizado no Auditório Michel Odent do Instituto Nascer, localizado em Belo Horizonte/MG, e profissionais de todo o Brasil serão muito bem-vindos em nossa casa!

Vaga super limitadas!

Apenas 10 vagas por turma para melhor aproveitamento do conteúdo teórico e prático.

Versão Cefálica Externa

CRONOGRAMA DO CURSO
Benefícios reais da VCE
DEPOIMENTOS DE GESTANTES

Eu nunca tinha ouvido falar em VCE, mas desde a minha primeira consulta com o Dr. Hemmerson eu confiei que seria possível virar o meu bebê e ter um parto normal. Não tive desconforto, não senti dor, apenas uma sensação de uma mensagem na barriga. (...) Tentamos uma vez e o bebê não virou, mas na segunda tentativa deu certo. E na hora foi uma emoção tão grande que eu até chorei de alegria por saber que o neném estava bem e na posição ideal!

Gislaine Ferreira

2016

“Descobri que meu bebê estava pélvico em um exame de ultrassom de rotina e com 37,1 semanas. Realizamos a Versão Cefálica Externa - VCE em uma maternidade de Belo Horizonte. A manobra foi realizada com maestria pelo obstetra Dr. Hemmerson e sua equipe. Senti apenas uma pressão na barriga, mas sem dor ou incômodo. Na terceira tentativa meu bebê virou e eu pude ter o parto natural que havia sonhado e me preparado!”

Juliana Macaron

2023

“Eu estava grávida de 36/37 semanas do meu 3º filho, que estava em posição pélvica. Tive dois partos normais e não me conformei com a possibilidade de uma cesárea. Motivada a encontrar outras alternativas, apareci na porta do Instituto Nascer às 5h da manhã, sem agendar ou telefonar! Desde o início o Dr. Hemmerson sempre agiu com transparência, respeito e uma humanização surreal. Realizou todos os testes técnicos de segurança e agendamos a VCE para o outro dia. Foi um sucesso e um grande alívio! Gratidão por terem realizado meu sonho de ter meu terceiro bebê com parto normal.”

Letícia Caldeira

2022

“Sou médica e fiz uma VCE com o Dr. Hemmerson quando estava grávida do meu primeiro filho. O bebê estava sentadinho há várias semanas e, mesmo com as tentativas de terapias e Spinning Babies, não obtivemos um resultado desejado. Como ainda sonhava em ter um parto natural, decidimos em conjunto que tentávamos a VCE. Com 38 semanas de gestação, agendamos o procedimento no hospital. O procedimento foi bem tranquilo, em geral. Senti um leve incômodo durante as manobras, mas ZERO dor. Graças a Deus foi um sucesso!

Dra. Livia Lavagnoli

2020

“Tive uma gestação tranquila, mas na 35ª semana meu “pesadelo gestacional” aconteceu: minha filha estava sentada. Fiz acupuntura, Spinning Babies, fisio pélvica, mas não foi suficiente. 25/05/22 foi o dia da nossa VCE. Me recordo do carinho e acolhimento que recebemos no IN antes de ir para o hospital. A assistência de toda a equipe foi fundamental! Não houve espaço para tensão, não teve dor. Durou um minuto e meio. Senti a força, a pressão das mãos na barriga. Foi tudo tão simples, tão mágico, um verdadeiro presente! Um misto de alívio e alegria: retomamos as chances de um parto normal e ele aconteceu dias depois!”

Veruska Rafaella

2022

Tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Hemmerson na realização de algumas VCEs, guiando o procedimento através da ultrassonografia. Os casos eram discutidos previamente e a posição fetal e demais condições eram avaliadas para decidir a melhor maneira de tentar a versão. Todos os procedimentos que acompanhei foram impecáveis e com respeito aos limites de segurança. Mãe e bebê constantemente monitorados e a família sendo informada a cada passo, proporcionando um ambiente tranquilo.Como resultado, independente da posição fetal final, sempre observei satisfação dos pais e da equipe, com a certeza que o melhor havia sido feito.

Dra. Carolina Antunes

2018 a 2022

Cresci ouvindo minha mãe contar suas histórias sobre seus 3 partos normais e, quando engravidei, eu tinha certeza que também queria viver essa experiência. No entanto, com 35 semanas soube que meu bebê estava pélvico e provavelmente teria uma cesárea. Procurei o Instituto Nascer, contei a minha história e prontamente fui atendida pelo Dr. Hemmerson, que acalmou meu coração: explicou como funciona a VCE, me mostrou vídeos e artigos científicos e me deixou segura. Marcamos a VCE e o Dr. me recebeu de forma que eu pudesse ficar calma e relaxada. Foi uma massagem rápida, sem nenhum desconforto e ao final muita comemoração, pois tinha dado certo na primeira tentativa!

Elisa Barros

2022

Inscreva-se agora!

Realize seu pré-cadastro para conhecer valores e reservar sua vaga na próxima turma.
Sua inscrição será concluída após aprovação do pagamento.

Organização:

Responsável técnico:

Dr. Hemmerson Magioni
CRM: CRM-MG 34455
@drhemmersonmagioni