Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

É POSSÍVEL ALIVIAR AS DORES DO PARTO SEM REMÉDIOS?

A maioria das gestantes tem algo em comum: o medo das dores do parto. Mas existem diferentes métodos para aliviar as dores e assim, conseguir dar à luz de forma natural. É muito importante que as gestantes conheçam a aprendam essas técnicas, afinal, o medo excessivo e a falta de informação podem levar a uma cesárea desnecessária.

Para aliviar as dores das contrações, não é preciso, necessariamente, o uso de remédios. Isso não significa que eles não podem ser utilizados, mas a mulher pode tentar outros meios antes de recorrer a analgesia. O mais importante é que todo o trabalho de parto seja conduzido com empatia e respeito aos sonhos e aos limites da mãe. Ela, junto com sua família e equipe médica, decidirão quais caminhos seguir.

Conheça a seguir, algumas formas de aliviar as dores do parto. A maioria delas não anula totalmente os desconfortos, mas consegue proporcionar mais tranquilidade à mãe.

MASSAGENS

A massagem é um dos principais métodos de alívio das dores do parto. Movimentos circulares na região lombar, relaxam e aliviam os incômodos, pois diminuem a tensão dos

músculos. A massagem pode ser realizada por uma doula ou pelo acompanhante da gestante (desde que ele tenha tido instrução prévia).

ÁGUA MORNA

A água é uma grande aliada das mulheres durante o trabalho de parto, pois diminui as dores. A água morna, por volta dos 37º graus, proporciona relaxamento muscular, que ajuda a atenuar as contrações e acelera o nascimento do bebê. Seja banho quente no chuveiro ou imersão em banheiras ou piscinas, a água morna é sempre uma ajuda valiosa.

RESPIRAÇÃO ADEQUADA

Controlar a respiração também contribui para o alívio das dores do parto. Seguir um padrão de respiração ajuda a gestante a relaxar e a tirar o foco das contrações. Além disso, respirar profundamente diminui a adrenalina e, consequentemente, o estresse do momento. O ideal é que a gestante e seu acompanhante aprendam as técnicas de respiração rítmica durante o pré-natal.

BOLAS DE PILATES E MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE

É muito importante que a mulher se movimente durante o trabalho de parto. Ao levantar, caminhar, agachar, a gestante expande a sua bacia, aliviando as dores e estimulando o bebê a nascer. É recomendado também o uso de bolas de Pilates. Elas ajudam a mulher a testar diferentes posições, além de promover relaxamento e diminuição das dores.Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.