Logotipo Instituto Nascer
(31) 3262-3538

Blog

MOMENTO DE IR PARA A MATERNIDADE

1- Contrações: Frequência, Duração

As contrações de trabalho de parto são regulares e são sentidas pela gestante como um endurecimento do abdome. O momento de se dirigir à maternidade é quando estas contrações estão se repetindo a um intervalo de no mínimo 5 / 5 minutos.

2- Rotura da Bolsa D’Água

A saída de líquido pela vagina em grande volume ou em volumes menores continuamente pode ser sinal que a bolsa rompeu. Quando isto acontece, é necessário que a gestante seja examinada por um médico obstetra ou enfermeira obstetra.

3- Tampão Mucoso

É a saída de uma secreção espessa pela vagina, às vezes com algumas raias de sangue. Este sinal (conhecido entre leigos como sinal do parto) representa que o colo está começando a ser preparado para o trabalho de parto e pode acontecer vários dias antes do seu início, não sendo necessário, portanto, que a gestante se encaminhe para a maternidade.

4- Sangramento

Sangramento “tipo menstruação” é anormal em qualquer fase da gravidez e deve ser imediatamente comunicado ao médico obstetra.

5- Sintomas de complicações

Dores de cabeça que não cedem com analgésicos comuns, dores abdominais contínuas, diminuição acentuada dos movimentos fetais ou sintomas que preocupem a gestante devem também ser informados ao médico.

Hemmerson Henrique Magioni – Obstetra e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455.