Quando uma gravidez é descoberta, centenas de novos sentimentos e preocupações inundam o coração da mãe. O medo do parto, o desafio de cuidar e educar um filho, são muitas expectativas. Com o avançar dos meses, tudo isso tende a aumentar, inclusive a ansiedade. Por isso, é muito benéfico que as mães busquem alternativas para aliviar a tensão e, assim, viver a gestação de forma mais tranquila e saudável. A yoga é uma delas.
Um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Saúde Fetal da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em 2013, comprovou que a yoga pode ajudar a amenizar o sintoma de ansiedade durante a gravidez. O estudo mostrou que, além da melhora no equilíbrio mental, a atividade também estimula a flexibilidade corporal e ajuda a gestante a manter uma boa postura, prevenindo as dores nas costas. Além disso, a prática prepara o assoalho pélvico para o parto.
PÓS-PARTO
Mas e depois que o bebê nasce? Ser mãe e praticar yoga são atividades que podem ser conciliadas! A yoga após o parto relaxa e proporciona bem-estar, além disso, a prática ajuda a mãe a se reconectar consigo mesma, ao mesmo tempo em que favorece o fortalecimento de vínculos com o novo filho. As aulas são uma ótima oportunidade para a mulher voltar à prática de atividades físicas após o parto. Com os exercícios de respiração e de postura, a mãe poderá restabelecer a força e a flexibilidade. Também é uma boa ocasião para conhecer outras mães e trocar experiências.
MÃE E BEBÊ NA YOGA
Melhor do que fazer yoga é fazê-la bem acompanhada, com o seu bebê. A modalidade, chamada de baby yoga, vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da atividade. Os benefícios são mútuos. Nos bebês, a yoga busca prevenir as cólicas, ajuda a conquistar um sono mais profundo, estimula a flexibilidade. A mãe realiza junto com ele todas as posições, o que auxilia no desenvolvimento da criança, fortalece a musculatura e relaxa. ⠀
Mais artigos como este estão disponíveis no blog do Instituto Nascer. Acesse e saiba mais sobre obstetrícia, ginecologia, pediatria e cenário de parto.