A ansiedade na gestação é um dos maiores desafios das futuras mamães, até mesmo para as mais calminhas! Não há como negar que desde o momento da descoberta da gravidez, há uma mistura enorme de sentimentos e inseguranças: “será que vou dar conta de cuidar do bebê? “Como será a gravidez?”
A verdade é que até certo ponto, a ansiedade na gestação é normal, afinal, tudo muda na vida da mulher quando ela descobre que está grávida. No entanto, há um limiar muito importante para se identificar o que é normal e o que pode fazer mal.
O que acontece é que muitas mulheres se tornam bastante inquietas durante a gestação, nutrindo preocupações excessivas que não a permitem curtir esse momento único!
PORQUE A ANSIEDADE NA GESTAÇÃO PODE ATRAPALHAR?
Imaginar o rostinho de seu bebê, seu abraço quentinho ou como serão suas feições é perfeitamente normal, mas em excesso, pode se transformar em uma profunda ansiedade e angústia. Quando estes sintomas agem de forma extrema, podem trazer diversos problemas tanto para a saúde física, como para a saúde psicológica da futura mamãe.
O transtorno de ansiedade na gestação aumenta também o risco de depressão pós-parto e estresse pós-traumático, além de prejudicar até a formação do bebê. Por este motivo, é extremamente importante equilibrar as emoções para passar por essa fase de maneira o mais plena possível!
Sabemos que não é fácil, mas com algumas dicas simples (que devem ser praticadas durante todo o período da gestação), é totalmente possível mudar este prognóstico ruim de ansiedade. Confira:
1º – DURMA BEM
Um bom tempo de sono é primordial para a saúde da gestante e do bebê. Dormir ao menos 8h seguidas todas as noites, pode ser um excelente método para ajudar a controlar a ansiedade na gestação. Para que o sono seja um aliado, antes de dormir evite assistir televisão, telas de celular ou computador, pois a luz desses aparelhos atrapalha e desperta do sono.
2º – PREPARE-SE
Preparar-se para as mudanças futuras fará com que se sinta mais segura e preparada. Dedique tempo com calma para montar um checklist, incluindo os principais itens que devem estar prontos para a chegada do bebê. Preparando-se com antecedência, você com certeza vai ficar mais calma na hora do parto.
3º – ABUSE DE MEDITAÇÃO E IOGA
Meditação e Yoga são excelentes aliados no combate a ansiedade gestacional! Ambas ajudam a deixar a mente e corpo em equilíbrio, utilizando técnicas de respiração e relaxamento. A Ioga, inclusive, ajuda a trabalhar a circulação do sangue, traz mais energia e disposição, e ainda tranquiliza quando chegar a hora do parto.
Vale lembrar que aqui no Instituto Nascer as mamães podem ter acesso a estas duas técnicas! Converse com a nossa equipe para saber mais.
4º – PRATIQUE EXERCÍCIOS
Praticas exercícios físicos durante a gravidez é uma das formas mais potentes de combater a ansiedade. Além disso, a prática pode melhorar muito a saúde da mamãe e do bebê. Mas lembre-se: quaisquer exercícios, mesmo os de intensidades mais leves, devem ser feitos sob recomendação médica.
5º – APRENDA A RESPIRAR
Pode parecer muito simples, mas a respiração é capaz de trazer calma, equilíbrio e maior oxigenação dos músculos. Técnicas de respiração são poderosas aliadas para grávidas e, principalmente, na hora do parto!
Agora que você já sabe algumas dicas de como controlar a ansiedade na gestação, que tal começar a colocá-las em prática? Lembre-se: não há como evitar a ansiedade de agir, mas é totalmente possível lidar com ela da melhor maneira possível!
Hemmerson Henrique Magioni, Médico Obstetra, Fundador e Diretor Técnico do Instituto Nascer – CRM-MG 34455